A pandemia está diminuindo em muitas partes do mundo, e as viagens de negócios que ficaram suspensas desde o início de 2020 estão começando a voltar. Mas isso não significa automaticamente que as empresas e seus funcionários estejam preparados para embarcar no avião.
É claro que as viagens de negócios não retornarão rapidamente aos níveis pré-pandêmicos e certamente não serão as mesmas. Mesmo com o avanço da vacinação ganhando impulso em certos países, os viajantes parecem estar reavaliando suas prioridades e pensando de forma diferente sobre seu retorno.
As pessoas estão encarando as viagens de uma nova maneira. A indústria de viagens e os fornecedores precisam fazer o mesmo.
Estamos vendo sinais crescentes de recuperação em algumas partes do mundo (na Europa e nos EUA, por exemplo, à medida que as restrições diminuíram), mas a cautela permanece, visto que os casos da variante Delta aumentaram em certas áreas.
As pessoas estão buscando experiências de viagens que não sejam apenas seguras, mas também convenientes e simples. Isso ajudará a restaurar a confiança no valor das viagens de negócios e a fazer com que todas as viagens valham a pena.
Pensando nisso, a Accenture, uma das maiores empresas de consultorias do mundo, conduziu uma pesquisa para entender quais são as demandas dos viajantes corporativos para se sentirem seguros ao voltar a viajar. Confira:
1. Comunicação entre os envolvidos
Os desafios são óbvios. Comece com o simples fato de que os viajantes enfrentam regulamentações que complicam uma viagem simples. As empresas e os viajantes de negócios desejam que o setor de viagens simplifique essa complexidade com uma comunicação clara à medida que as regras mudam em diferentes partes do mundo.
Em uma mesa redonda na Accenture, eles descobriram que o primeiro passo é ter uma melhor comunicação com a empresa de viagens, pois alguns sentiram que a comunicação diminuiu quando a pandemia estourou. Pior ainda para aqueles que eram membros de alto nível de programas de fidelidade. Pareceu uma oportunidade perdida. Portanto, a lealdade à marca sofreu um golpe e muitas empresas de viagens precisarão trabalhar duro para reconstruí-la.
2. A tecnologia e a experiência sem contato podem reconquistar os viajantes
Sabemos que a tecnologia pode desempenhar um papel crítico na melhoria da segurança e simplificação da experiência do cliente. E eles podem atualizar o viajante sobre as últimas alterações nos preparativos de viagem, como atualizações de embarque e alterações nas restrições relacionadas à Covid no destino.
A tecnologia também pode permitir que o ecossistema de viagens colabore na criação de uma experiência perfeita e "sem toque" para os viajantes - do aeroporto, ao voo, ao aluguel de carro e ao quarto de hotel. Exemplos básicos de tais tecnologias incluem passagens aéreas digitais e chaves digitais de quartos de hotel.
3. As prioridades de viagens mudaram
Estamos acostumados com o trabalho remoto e videoconferência. Muitos viajantes de negócios estão se perguntando, com razão, se precisam estar pessoalmente em todas as reuniões de que participaram no passado. Mesmo assim, as pessoas desejam permanecer conectadas com as pessoas com quem trabalham e continuar construindo relacionamentos significativos.
A realidade é que a pandemia mudou os valores dos viajantes. A pesquisa Life Reimagined da Accenture, que entrevistou 25.000 consumidores em todo o mundo, descobriu que existem cinco novos fatores que impulsionam os hábitos de compra:
Saúde e segurança;
Serviço e cuidados pessoais;
Facilidade e praticidade;
Origem do produto;
Confiança e reputação.
Também há demanda por maior flexibilidade para atrasar, reembolsar ou alterar planos de viagem em curto prazo sem multa; opções claras e fáceis para entrar em contato com o atendimento ao cliente; e serviços mais sustentáveis e com impacto positivo na sociedade. Esses fatores ajudam a criar uma experiência positiva.
4. Deve haver um propósito para viajar
Então, onde existe um caso convincente para viagens de negócios? Há muitos motivos, desde o desenvolvimento de negócios até reuniões de liderança estratégica, mas, no geral, reside em eventos especiais que oferecem benefícios exclusivos para reuniões presenciais que simplesmente não podem ser recriados virtualmente. Há uma ênfase em eventos híbridos em que podemos ver algumas centenas de pessoas se reunindo em um local, e milhares se juntando virtualmente.
A indústria de viagens precisa mostrar que pode se adaptar a essa demanda. Para hotéis, isso pode significar oferecer promoções para reservas em bloco. Isso pode significar mais espaços para conferências e reimaginar o design das salas de reuniões para melhor servir os espaços de colaboração flexíveis. Tecnologia de ponta, incluindo serviços audiovisuais e livestreaming de alta qualidade, será essencial.
O setor precisa ajudar as empresas a obter o máximo das viagens - fazendo com que cada jornada realmente valha a pena.
5. Permaneça relevante, seja responsivo
Em última análise, o resultado da interrupção das viagens foi a quebra de velhos modelos de fidelidade do cliente. As empresas estão reavaliando quando precisam viajar e quais fornecedores podem fornecer o melhor serviço no ambiente em constante evolução de hoje.
A indústria de viagens obviamente enfrenta uma série de desafios contínuos e será altamente competitiva. Mas o prêmio para o setor é claro: a fidelidade do cliente e a participação no mercado irão para aqueles que permanecerem relevantes e responderem às necessidades em evolução das empresas.
Conclusão
A Portão 3 se preocupa com todas as dores do viajante e está aqui para fornecer um atendimento 24/7, além de tecnologia de ponta para atender às suas demandas. Viaje com a travel tech que mais cresce no Brasil e fuja de fidelidades e sistemas arcaicos de viagens!
8 de jul. de 2022