Praticamente tudo o que conhecemos hoje no meio corporativo é resultado do constante avanço da transformação digital, a qual tem gerado novos hábitos e ferramentas - como nossa própria plataforma para gestão de viagens corporativas e despesas.
Partindo deste princípio, uma das principais tendências é facilitar a comunicação com estratégias em que o cliente tem a opção de escolher entre ter uma experiência 100% digital sem interações humanas, ou uma experiência guiada com apoio de vendas, pós-vendas e atendimento!
Apesar de vir à mente de muitas pessoas quando encontram algo relacionado ao assunto, esse tipo de atendimento não tem a ver com chat bot.
Vamos entrar em mais detalhes, porém, podemos adiantar que trata-se de um recurso útil para poupar tempo do cliente e ter mais chances de atraí-lo, proporcionando vantagens indispensáveis para conseguir vender mais.
Se quiser entender melhor o conceito e compreender como conciliar tecnologia em atendimento qualificado sem perder a humanização, continue acompanhando.
O que é o selfonboarding?
Selfonboarding é uma técnica fundamental para facilitar a venda de empresas que pretendem oferecer soluções de contato self service, garantindo autonomia para pessoas que pretendem testar ferramentas pelos próprios olhos antes de contratar ferramentas diretamente com vendedores.
Aqui na Portão 3, adotamos esse termo porque “onboarding” significa “embarcar”. Tudo a ver com a gente, não é?
Quer saber mais sobre o nosso selfonboarding? Confira!
Basicamente, essa tecnologia é possível graças à inteligência artificial, que libera um acesso grátis na plataforma como teste e reconhece todos os comandos inseridos pelo cliente, o que é uma fonte valiosa para o seu setor de vendas.
Podemos dizer que o selfonboarding pode servir como uma central de atendimento automatizada e também como um filtro para receber leads realmente qualificados!
Assim como em outras ferramentas de autoatendimento, o selfonboarding garante vantagens indispensáveis para empresas que pretendem otimizar o contato com o cliente.
Dessa forma, é possível desafogar as centrais os times de atendimento ao cliente (CX) e até mesmo possibilitar uma experiência digital para os clientes que buscam esse tipo de atendimento.
Como esse atendimento funciona na Portão 3?
Entendendo que gestão de viagens é algo que exige um atendimento humano e personalizado (especialmente em casos de imprevistos), aqui na Portão 3 nós desfrutamos dos benefícios digitais sem abrir mão do reforço humanizado.
Sendo assim, nosso time de CX está 100% do tempo disponível para atender nossos clientes 24h por dia e 7 dias na semana, inclusive em datas especiais e feriados.
Ou seja, até mesmo os usuários que estão degustando à plataforma, podem contar com nossa dedicação em suprir suas necessidades quando precisam falar conosco.
Vantagens do autoatendimento para vendas
Conheça, finalmente, as principais vantagens do autoatendimento para sua equipe de vendas:
Redução de custos
Já é de se imaginar que o autoatendimento otimiza tempo, certo? Por consequência, isso tende a diminuir custos com a equipe e a sobrecarga de canais que costumavam ser utilizados para fazer contato - como o próprio telefone.
Vale considerar que, por fazer uma seleção pelas próprias perguntas programadas, o autoatendimento ajuda a diminuir gastos com tráfego desqualificado em investimentos direcionados ao marketing.
Considerando isso, também é importante informar que uma vez que o autoatendimento for disponibilizado, não há custo por clique ou um custo elevado para mantê-lo funcionando. A empresa pode reduzir custos lidando com manutenções e otimizações com outros profissionais da própria equipe.
Disponibilidade de atendimento a qualquer momento
Se você sofre para conseguir responder vários clientes no início do expediente de cada dia (especialmente a segunda-feira) ou não quer perder clientes que procuram suas soluções no final de semana, precisa contar com o autoatendimento.
Dessa forma, você e sua equipe conseguem ter momentos de descanso fora do expediente e, mesmo assim, seus clientes ainda têm um canal de contato disponível com as informações necessárias 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Assim, nenhum cliente precisa aguardar o horário comercial para entrar em contato com sua empresa e você já consegue receber todos os dados que precisa para seguir com propostas para o cliente (se for o caso).
Foco 100% no cliente
Antigamente, o foco das empresas costumava ser especificamente o seu próprio produto. Hoje já é no cliente! Ele é e deve ser sempre o centro e o foco da estratégia em qualquer atividade corporativa.
O selfonboarding contribui com esse conceito, direcionando todo o foco para o cliente.
Com as informações recebidas, é possível que sua equipe seja capaz de compreender quais são as reais necessidades dos consumidores para, então, entrar em contato.
Além disso, é interessante observar que esse tipo de estratégia garante mais autonomia para os consumidores.
Já é comum que as pessoas não queiram mais esperar para serem atendidas, ou até mesmo evitam processos que tenham que falar com alguém para explicar tudo que procuram antes de uma degustação.
Atendimento mais rápido e prático
O autoatendimento faz com que o cliente ganhe tempo apresentando todos os seus dados antes de entrar em contato com um vendedor.
Isso quer dizer que, quando chegar o momento de receber atendimento humanizado, o próprio vendedor já apresenta as melhores alternativas para sanar suas dores (de acordo com o que pôde avaliar com os dados preenchidos no pré atendimento automatizado).
Com o atendimento inteligente, a espera por uma resposta completa é mais curta, de forma que o cliente pode aproveitar o tempo de contato com o vendedor apenas para esclarecer dúvidas pontuais e fechar a venda.
Menos chances de erros ou falhas de comunicação
As máquinas também podem errar. Isso é um fato! No entanto, esses recursos são programados com padrões pré-estabelecidos, assim, as chances de erro são bem menores.
Comparando essa vantagem com o processo de atendimento inicial conduzido por ser humano, o atendimento virtual oferece uma experiência mais conveniente ao usuário, com menor número de erros.
Conheça o self onboarding da Portão 3
Finalmente podemos te apresentar como colocamos tudo isso em prática aqui na Portão 3!
Aqui oferecemos a possibilidade de você se cadastrar sozinho e experimentar nossa plataforma por 14 dias para entender se é a sua melhor opção.
Ainda que as soluções oferecidas em nosso catálogo sejam completas, prezamos pela qualidade do relacionamento com o cliente.
Por isso, monitoramos dados e percebemos que trabalhar com a inteligência artificial não apenas atende melhor os interesses dos consumidores dessa época, mas também nos impulsiona a explorar cada vez mais novidades disponíveis no mercado, o que nos leva a crescer em todos os sentidos.
Com resultados satisfatórios, buscamos oferecer atendimento inteligente aos clientes que pretendem embarcar conosco para ter mais autonomia e controle na gestão de viagens corporativas e finanças.
Além disso, nosso intuito é garantir sua liberdade de decidir entre manter ou não contato com atendentes quando está só fazendo um teste.
E você? Pretende trabalhar com autoatendimento em suas estratégias de vendas?
Se quiser saber mais sobre a P3 e nossos produtos, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível em sua empresa!
12 de out. de 2022