Ainda que a rotina das empresas tenha mudado consideravelmente ao longo desse período de pandemia, a realização de viagens corporativas continua fazendo parte do mundo de negócios.
As viagens têm extrema importância, porque são responsáveis por promover o contato entre instituições parceiras e até de empresas com fornecedores ou clientes - além de expandir consideravelmente o networking para fazer novas parcerias.
Também representam uma alternativa para trabalhar o engajamento entre os funcionários que viajam juntos e podem servir como um incentivo para as equipes.
Ou seja, por todos os ganhos, as viagens a trabalho contribuem para aumentar a produtividade de empresas e, claro, fechar os melhores negócios.
É possível substituir a viagem corporativa por recursos digitais?
Por melhor que pareça ser montar uma rede de contatos virtualmente, não há nada como agregar valor, trocar informações e até mesmo oferecer ajuda durante alguma ocasião presencial promovida por finalidades profissionais.
Isso quer dizer que é muito mais fácil marcar pessoas e de fato fechar acordos de sucesso quando as tratativas são conduzidas pessoalmente, com todas as partes no mesmo lugar.
Sem falar que a chance de conhecer novas culturas e novos produtos, faz com que os colaboradores enxerguem oportunidades que vão gerar novos negócios e também vão crescer profissionalmente, tendo mais experiência e capacidade de lidar com imprevistos.
Em razão de todas as questões apresentadas, podemos afirmar que as viagens não podem ser substituídas por encontros presenciais.
Viagens de negócio causam mais distrações ao colaborador?
A viagem corporativa te faz estar em um ambiente completamente desconhecido, com pessoas que nunca teve nenhum tipo de contato e é normal ter aquela sensação de insegurança a princípio. É exatamente isso que conduz o foco do profissional em viagem e contribui para que grandes contratos sejam fechados.
É claro que é possível incluir momentos de prazer e entretenimento na programação, no entanto, as prioridades serão concentradas no trabalho para vencer a insegurança e evitar problemas.
Como planejar uma viagem corporativa de sucesso?
Para planejar uma viagem de sucesso, nós recomendamos que você seja organizado e tenha controle de todos os detalhes.
Se ajudar, crie uma planilha e que responda às seguintes perguntas:
Para onde você ou sua equipe vai?
Qual evento ou quais reuniões vão compor a programação?
Quem vai estar presente nesses lugares? (se for organizado por parte da sua empresa, defina até mesmo quantas pessoas);
Essas informações podem ajudar muito para definir outros detalhes - como, por exemplo, o hotel em que deve se hospedar, quais serão os meios de transporte utilizados, quantos dias vai ficar em viagem etc.
Nesse momento, ter um networking pode ajudar consideravelmente! Pesquise via LinkedIn ou na própria agenda do seu celular quem serão os profissionais que vai encontrar nessa viagem para iniciar a relação que será estabelecida entre vocês de forma positiva.
Essas pessoas podem até dar dicas de hotéis e melhores localizações para promover as reuniões.
É bem comum que as pessoas com mais características em comum se disponham a te encontrar já no próprio aeroporto.
Essas conversas e interações vão proporcionar uma viagem mais agradável e permitirá trocar várias informações importantes para cumprir com os objetivos da viagem.
Escolha o hotel de forma estratégica
A rotina de congressos, seminários, confraternizações, workshops ou qualquer outro evento relacionado a empresas costuma ser praticamente a mesma.
Por isso, fica mais fácil de se organizar quando você está bem localizado.
Sempre que for viajar a trabalho, verifique todos os pontos que acontecerão os encontros que motivaram a viagem e procure ficar no hotel mais próximo de todos os compromissos.
Além de ser uma forma de evitar imprevistos, também fica mais fácil não ter problemas com deslocamento.
Se quiser saber mais sobre esse assunto especificamente, vale a pena conferir o nosso conteúdo com 3 dicas para escolher os melhores hotéis para viagens corporativas.
Procure por uma agência de viagens corporativas
Quem não quer saber de preocupações com viagens a lazer costuma contratar uma agência de viagens para lidar com todas as burocracias e o planejamento da viagem, não é mesmo?
No caso das viagens corporativas não é diferente, especialmente considerando que essa viagem é importante e faz diferença para a empresa num todo.
Sendo assim, nada melhor do que ter suporte de agentes especialistas em gestão de viagem corporativa para ter sucesso em todas as etapas desse tipo de deslocamento.
Aproveite o máximo da viagem para cumprir com o objetivo proposto!
Quem é designado para fazer uma viagem de trabalho, recebe uma missão que exige comprometimento, criatividade para lidar com o inesperado e profissionalismo para ser um representante da empresa.
Por consequência, é dever desse representante aproveitar o máximo possível da viagem para atender os objetivos da empresa e demonstrar que é a pessoa certa para cumprir com o que lhe foi proposto!
Essa responsabilidade inclui inteirar-se sobre a empresa do cliente ou fornecedor que será visitado, bem como saber sobre as pessoas que vão estar na reunião - o que vai ajudar a ganhar mais confiança para iniciar uma conversa, além de deixar todos mais à vontade na situação.
Vale explorar sua rede de contatos para demonstrar mais conhecimento sobre os assuntos tratados ao longo das reuniões, especialmente se for sobre questões mais relacionadas a um “universo” distante do que sua empresa domina.
Não deixe também de fazer perguntas, promover discussões ou falar com os demais participantes durante o coffee break e troque contatos com todos que conhecer.
Demonstrando um interesse verdadeiro na prática do networking e em promover o melhor acordo para todos os envolvidos, é possível ir até além do que foi proposto para a viagem.
Se for o caso de viajar a trabalho sozinho, sem outros colegas de trabalho, esse é o momento mais oportuno para interagir ainda mais com as pessoas que vai encontrar no destino, aproveitando para entender qual a realidade do trabalho deles.
Isso vai ajudar a ter insights sobre como sua empresa poderá ajudá-los em suas respectivas funções.
Vale lembrar que toda relação profissional começa quando os envolvidos transmitem credibilidade - o que exige uma dedicação de parte do seu tempo em trabalhar seu marketing pessoal.
Esteja aberto (a) e demonstre uma postura amigável para todos tenham interesse em falar com você.
8 de jul. de 2022