Viagens corporativas

O que esperar das viagens corporativas em 2023?

LEIA TAMBÉM: Cancelamento e remarcação de passagem aérea: como funciona?

A importância das viagens corporativas


Antes de falar do que espera o universo das viagens corporativas no próximo ano, deve-se notar a importância que elas exercem ainda hoje. Viagens corporativas são essenciais para empresas que atuam em diversos lugares, do país ou do mundo. 

Apesar de o home office ter facilitado a expansão de diversas empresas, é importante que os gestores entendam que muitas vezes o encontro cara a cara não pode ser substituído pela videochamada. 

O setor de viagens corporativas cresceu significativamente nos últimos anos, atingindo números ainda não vistos na área. Com a pandemia, no entanto, esse crescimento sofreu quedas. Mas tudo indica que, após a flexibilização das viagens, a tendência é que o setor siga crescendo, podendo atingir valores trilionários até 2024. 

Dito isto, o papel dos gestores é entender como facilitar o fluxo de viagens corporativas na sua empresa. A Portão 3 pode te ajudar a reduzir a burocracia nas etapas de gestão, organização, compra e monitoramento. Podemos te ajudar a ter controle de viagens corporativas do início ao fim, tendo um time especialista em gestão de viagens dispostos a te atender durante 24 horas nos 7 dias da semana.

Quais são as tendências para as viagens corporativas em 2023? 


Pensando em ajudar os gestores corporativos que procuram expandir os negócios e aumentar a autonomia de seus colaboradores, separamos algumas das principais tendências do setor de viagens corporativas. Estudos e estatísticas indicam algumas movimentações interessantes para a área nos próximos meses e anos. 

A aliança entre a tecnologia e as viagens corporativas


A tecnologia segue se desenvolvendo rapidamente, diversos dos novos recursos podem ser usados no setor de viagens corporativas, visando facilitar a vida do viajante. 

Com o crescimento e a expansão da tecnologia 5g, pode aumentar, por exemplo, a quantidade de reservas de hotéis e passagens aéreas por intermédio de dados móveis. Atualmente essa tecnologia é responsável por 35% das reservas de hotéis e 22% das reservas aéreas. 

Outro recurso que tem se desenvolvido é a melhoria da internet a bordo. Muita gente aproveita voos longos para colocar o trabalho em dia, por isso é importante que a conexão seja boa. A internet lenta, ou inexistente, em voos é responsável por muitas reclamações de passageiros. 

Scanner facial parece coisa de filme, mas já é realidade! Em muitos aeroportos essa tecnologia já faz parte da realidade e acelera o processo de reconhecimento imigratório, bem como o controle de fronteiras. A biometria da digital também ajuda a agilizar os processos e é cada vez mais usada. 

As plataformas estão cada vez mais integradas, sendo possível acompanhar a situação do voo, trem ou ônibus. O viajante pode controlar os atrasos ou substituir por outro meio de viagem em outro horário melhor. 

Lazer e trabalho 


De acordo com algumas pesquisas, mais da metade dos viajantes que fazem viagens corporativas (principalmente internacionais) planejam estender o prazo da estadia. Isso se deve ao fato do desejo de conhecer um pouco mais o lugar, além dos compromissos de trabalho. 

É uma tendência para as companhias turísticas que podem capitalizar essa tendência, focando em ações de marketing voltadas para os eventos turísticos locais. 

Políticas de viagens corporativas flexíveis 


Se antes viajar pela empresa era um privilégio para muito poucos, agora tem se tornado cada vez mais comum.
Um dos fatores que impulsionou essa mudança é a flexibilização das políticas de viagens corporativas

Mesmo com flexibilidade, é preciso ter controle! Se a sua empresa ainda não possui políticas de viagens corporativas, a Portão 3 pode ajudar. É preciso que todas as regras sejam entendidas, tanto pelo gestor, quanto pelo viajante. 

Sob a orientação deste documento, que colocará os objetivos de uma empresa em primeiro lugar, não há como dispensar as viagens corporativas alegando que são desfavoráveis para a organização.

A Portão3 também possui uma plataforma que dá autonomia ao viajante, dentro dos limites já estabelecidos pelo gestor. 

Movimento de crescimento do mercado 


Depois de uma queda no mercado de viagens corporativas, além da retomada, o que tem se visto é o surgimento de novos polos. Muitos viajantes corporativos estão indo mais para a Índia e a Indonésia, o que ocasionou em um aumento de 11,3% e 8,7%, respectivamente. 

Outros dois novos polos são Suécia e Noruega, com crescimentos de 6,8% e 6,6%. Mas, apesar de todos os crescimentos, a China continua liderando esse setor do mercado. 

Portão 3: a plataforma ideal para esse crescimento


É importante que o gestor entenda todos esses fatores, mas não se obrigue a cuidar de todas as políticas, compras e reservas sozinho. A Portão 3 está aqui justamente para facilitar a organização de viagens corporativas.  

Garantimos excelência em todos os nossos serviços disponibilizados e honramos nosso compromisso de simplificar as viagens corporativas da sua empresa. Saiba mais sobre nossos serviços acessando o site da Portão 3 e acompanhe nossos conteúdos no blog para conhecer mais sobre o universo corporativo.

10 de dez. de 2022