Se você, responsável por tomar as decisões da sua empresa, está pensando em uma forma de reunir a sua equipe e torná-la cada vez mais integrada, investir em viagens corporativas pode ser uma excelente alternativa.
Afinal, depois de um período conturbado como a pandemia, trazer de volta o contato humano pode ser essencial para fortalecer os laços entre os colaboradores da sua empresa.
Se você deseja entender melhor como isso pode funcionar, este texto pode te ajudar a entender as vantagens deste investimento. Além disso, também vai entender melhor como gerir essas viagens sem estresse e sem preocupação.
Desejamos uma excelente leitura!
Por que investir em viagens corporativas?
Pode até parecer um pouco óbvio quando se pensa em investir em viagens corporativas. Afinal, são essas viagens que trazem uma maior possibilidade dos times das empresas estarem interagindo entre si, aumentando a integração de processos, pessoas e resultados. Isso por si só, já é suficiente para criar um ambiente mais saudável e profissionais mais unidos e empáticos em atingir metas em conjunto.
Porém, essa não é a única vantagem em investir em viagens corporativas. Nós listamos algumas delas para você saber o motivo que vale a pena considerar essa opção dentro do seu planejamento pelos próximos meses. Confira:
Melhores oportunidades de negócio
As viagens corporativas são momentos que podem ajudar a expandir as oportunidades de negócios. Eventos que contem com a participação de outras empresas, além de trazerem uma maior oportunidade de networking, também ajudam em processos de benchmarking.
O benchmarking nada mais é do que o momento em que os membros da organização entendem como a concorrência tem trabalhado e como o mercado tem se expandido. Isso contribui muito para que novos insights saiam destes momentos, se refletindo posteriormente em resultados e oportunidades de negócios.
Economia de gastos
Você pode até achar que não, mas se a sua empresa se planejar, as viagens corporativas podem sair mais em conta do que o esperado. E pode até ser também que você se assuste achando que fazer uma viagem com a empresa é caro. Mas saiba que você não precisa ir muito longe para poder fazer uma viagem que realmente ajude o seu time a se desenvolver.
Basta pesquisar pelas melhores condições e usar as ferramentas certas para isso para que todas as decisões sejam assertivas e dentro do orçamento.
Maximização da experiência corporativa
Sair do escritório ou, pelo menos, trazer o time do home office para mais perto é um grande desafio. Entretanto, quando falamos de viagens corporativas, a experiência pode ser verdadeiramente significativa e maximizada.
Afinal, as viagens saem do comum da rotina do dia a dia. Essa é uma excelente oportunidade para que o seu time esteja experienciando momentos novos e que podem ficar marcados positivamente em suas trajetórias profissionais.
Senso de reconhecimento no time
Trazendo um pouco do que falamos da maximização de experiência, aqui temos o resultado desta experiência: o reconhecimento do time. E este reconhecimento envolve duas faces da mesma moeda, isto é:
O time se sente reconhecido por fazer parte da viagem corporativa;
E reconhece que a empresa se importa em trazer as melhores experiências aos seus colaboradores.
Só para você ter ideia: segundo a pesquisa de 2014 da Society for Human Resource Management (SHRM), 41% das empresas que trabalharam com meios de reconhecimento entre colaboradores, tiveram melhores resultados quanto à satisfação do consumidor final. Então, todos só têm a ganhar com esta experiência.
Integração entre áreas
Se você, como responsável por tomadas de decisão importantes na empresa, percebe que ainda falta integração do time, investir em viagens corporativas pode ser uma alternativa para solucionar isto.
Afinal, com os encontros presenciais, vários encontros podem ser planejados para que profissionais de diferentes áreas estejam em contato uns com os outros. Dessa forma, cada um pode demonstrar e apresentar suas especialidades e impactos que têm gerado com seus trabalhos.
Aumento da criatividade no time
Sair do escritório ou do home office e embarcar em uma viagem corporativa é sair do comum. Com essa saída da zona de conforto, a criatividade pode ser muito estimulada entre os colaboradores. Assim, cada vez mais ideias podem surgir para incrementar as entregas e resultados da empresa.
Sem contar no aprendizado individual de cada membro do time, incrementando suas carreiras profissionais.
Humanização dos processos
Empresas são feitas por pessoas. Por mais que essa pareça uma premissa óbvia, no dia a dia, isso pode não ficar muito claro. Investir em viagens corporativas ajuda que os colaboradores se sintam mais integrados e vejam quem é a mente responsável por cada processo que acontece no dia a dia da empresa.
Então, mostrar um pouco do que acontece por “trás das cortinas” é fundamental para aumentar o senso de pertencimento do seu time. Sem contar que ver como as pessoas estão trabalhando pela empresa, ajuda o time a se disponibilizar de forma mais proativa e menos automática dentro das ideias e demandas do dia a dia.
Vocês me convenceram: como faço para organizar e gerir as viagens da minha empresa?
A primeira coisa que você precisa saber é que o planejamento precisa estar em primeiro lugar. Com o planejamento, é possível entender aspectos financeiros, a disponibilidade de tempo e logístico da empresa sobre prosseguir com as viagens corporativas.
Feito isso, chega o momento de deixar alguém te ajudar. Neste caso, a Portão 3 tem a plataforma certa para que todas as viagens corporativas da sua empresa sejam mais baratas, com uma experiência simples e automatizada e além disso, conte com um suporte 24/7.
Se você quer conhecer mais do nosso trabalho, nós recomendamos que você acesse esta página. Por lá você vai entender como nos tornamos a primeira escolha de mais de 600 empresas.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler nossa próxima recomendação de leitura.
Leia agora:
28 de fev. de 2023