A dificuldade de manter seus colaboradores sempre motivados já era algo comum para diversas empresas. Com a mudança de perfil e comportamento dos trabalhadores em geral, isso ficou ainda mais evidente!
Hoje as empresas precisam encontrar alternativas que vão muito além do aumento de salário. A solução mais prudente é agir de forma criativa e inovadora - como ampliar o programa de benefícios considerando o que é mais necessário e interessante para o maior número de pessoas contratadas.
Pode até parecer que os benefícios não proporcionam nenhum retorno para a empresa, no entanto, eles cumprem com uma função importante e têm efeito direto no clima organizacional.
Um exemplo de benefício que vem sendo muito visado ao longo dos últimos anos são as viagens! Nesse caso, é possível trabalhar com o benefício de viagens de incentivo ou a possibilidade de aplicar descontos em viagens pessoais.
E isso funciona! Confira o depoimento da nossa parceira Ana Zucato - CEO & Founder da Noh.
Hoje, vamos falar sobre a segunda alternativa, além de explicar sobre a importância deste tipo de benefício! Continue acompanhando.
Qual a lógica de investir em mais benefícios?
Não é difícil entender o que motiva uma empresa a oferecer benefícios. Além de ser algo presente na legislação trabalhista brasileira, as pessoas costumam se sentir mais valorizadas quando identificam que a empresa tem demonstrado preocupação com a qualidade de vida e com o bem-estar de sua equipe.
Por lei, as empresas devem oferecer 13º salário, férias remuneradas, fundo de garantia e vale transporte obrigatoriamente. Enquanto isso, os outros benefícios ficam por conta do que é adequado ao perfil e estilo de vida dos colaboradores.
Podemos dizer que os resultados mais explícitos ocasionados pelos programas de benefícios são: aumento de produtividade e redução do turnover.
Para definir o que mais pode ser obtido, é interessante analisar quais benefícios funcionam em curto, médio e longo prazo.
Por exemplo, os benefícios obrigatórios cumprem com a função no curto prazo. Enquanto isso, outros benefícios opcionais e mais básicos como planos de saúde são importantes para garantir o nível de atratividade da empresa por certo tempo.
Pensando no longo prazo, o escopo ideal contempla iniciativas que ajudam a garantir a motivação do colaborador, além de incentivar o seu crescimento (tanto profissional quanto pessoal).
Dessa forma, seu time não vai abrir mão de permanecer na empresa! Para melhorar, os grandes talentos do mercado também tendem a fazer parte da lista de candidatos interessados em vagas abertas.
Por fim, as empresas que conquistam esses retornos apresentados acima, têm mais chances de manter uma boa imagem perante seus concorrentes e público geral.
Por que oferecer descontos em viagens pessoais?
As companhias têm percebido que oferecer mais oportunidades de viagens aos colaboradores é benéfico para todos os envolvidos.
Além de gerar mais produtividade e engajamento, pode criar mais empatia. Afinal, viajar é algo que interessa a todos.
Vale lembrar que isso não quer dizer que a empresa precisa, necessariamente, custear a viagem em dinheiro. Esse incentivo pode ser disponibilizado por meio de descontos em custos que as viagens costumam ter - como em hospedagens, restaurantes, passagens aéreas e transportes.
Usando a plataforma Portão 3, por exemplo, você pode disponibilizar as mesmas facilidades da gestão de viagens corporativas para seus usuários que pretendem fazer uma viagem pessoal.
O que mais interessa aqui é que a empresa possa transparecer valores e demonstrar que incentiva as viagens de férias, tornando essa meta algo possível para o funcionário e seus familiares.
Motivos para incentivar viagens pessoais
Em uma parceria entre as universidades de Utah e do Kansas, chegaram a constatar que o colaborador volta da viagem de férias mais criativo;
Um outro estudo conduzido por um grupo de pesquisadores da Coreia, Finlândia e Japão comprova que o colaborador volta mais calmo das viagens de férias;
Foi comprovado que as empresas podem reduzir gastos com tratamentos de saúde promovendo viagens! Essa afirmação tem relação com uma pesquisa feita pela revista Environmental Psychology;
O Journal of Personality and Social Phychology fez uma análise que atesta algo surpreendente: as pessoas que já tiveram experiências no exterior têm mais chances de resolver problemas do que pessoas que permanecem apenas em seu país (cerca de 20%). Isso porque ter contato com outras culturas ajuda qualquer indivíduo a ampliar o leque quando precisa resolver problemas. Sendo assim, entende-se que o colaborador que consegue viajar pode resolver problemas com mais facilidade;
O colaborador que viaja também tem mais chance de conseguir uma promoção! Isso foi identificado em um estudo desenvolvido pela E.U.A Travel Association.
Como adotar esse benefício no programa da sua empresa?
Como mencionamos, ao usar a plataforma da Portão 3 para viagens corporativas, você também pode disponibilizar todas as funções do sistema para que seus funcionários aproveitem as vantagens da parceria em viagens pessoais.
Sendo assim, além de conseguir planejar viagens de forma muito mais prática, sua equipe tem acesso a descontos em passagens aéreas, redes hoteleiras e transportes.
Tudo vai depender do pacote utilizado!
Se quiser saber mais sobre a P3 e como podemos ajudar a sua empresa, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência com viagens pessoais e corporativas mais prática, completa e flexível para a sua empresa e seus colaboradores.
18 de ago. de 2022