A retomada das mais diversas atividades econômicas tem sido cada vez mais expressiva, inclusive quando estamos falando do turismo de negócios.
Sim! As viagens corporativas não só voltaram a acontecer no Brasil e ao redor do mundo, como contribuíram para que os índices apresentados sobre a modalidade tenham superado o cenário do mercado em 2019.
De acordo com informações coletadas e apresentadas pela Associação Brasileira de Viagens Corporativa (Abracorp), este segmento cresceu mais de 182% entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período deste ano.
Certamente isso aponta melhora significativa graças ao cenário de baixa da pandemia, mas esses dados também refletem novas tendências no setor! Como a bleisure travel, por exemplo.
Para entender o que é bleisure e qual sua importância para tal evolução econômica no mercado de viagens empresariais, continue acompanhando!
Mas, afinal, o que é bleisure?
Bleisure é um termo inglês que costuma ser utilizado para definir uma categoria diferente da tradicional viagem corporativa.
Normalmente, as pessoas associam as viagens a trabalho com reuniões e encontros sociais para networking. Porém, graças a uma iniciativa de algumas empresas, a bleisure permite que os colaboradores conciliem os compromissos de trabalho com momentos de lazer.
Apesar de ser uma possível novidade para empresas brasileiras, essa tendência é bastante comum no mercado internacional.
Tudo isso para reforçar algo que a Portão 3 acredita muito: uma viagem corporativa não deve ser cansativa, desgastante, estressante e realizada apenas para tratar de negócios. Por que negligenciar a paisagem? Que tal conhecer os atrativos turísticos nos horários livres e fazer networking em restaurantes indicados por outros turistas ao invés de ficar no café do hotel?
Nesse caso, o planejamento pode incluir 1 ou 2 dias a mais no período de estadia obstinados ao turismo, de forma que os horários dos compromissos geralmente são mais flexíveis.
Tal estratégia é uma maneira interessante para que os colaboradores em viagem aproveitem a oportunidade de vivenciar a cultura de forma prática e até possam criar conexões (sejam elas para o trabalho ou pessoais).
Outra característica importante sobre esse tipo de viagem é a possibilidade de contar com a presença de amigos ou familiares no período adicional. Vale lembrar que para trabalhar com Bleisure corretamente, será necessário adaptar bem o período, de forma que uma atividade não prejudique a outra.
É ideal que os colaboradores trabalhem com responsabilidade nos momentos combinados e definidos na agenda de compromissos pela empresa, separando-os completamente dos momentos de descanso (que geralmente ocorrem nos finais de semana).
Quais as vantagens de adotar a bleisure?
Ter um time com pessoas empenhadas e felizes com seu ambiente de trabalho contribui significativamente com o crescimento de qualquer empresa.
Além de gerar motivação para cumprir com as demandas diárias, adotar o estilo de viagem bleisure pode melhorar consideravelmente o nível de produtividade e os resultados de negociações feitas durante uma ação externa (fora da empresa).
É por isso que cada vez mais empresas têm investido na qualidade de vida dos seus colaboradores, especialmente após passarmos por uma pandemia. Afinal, dedicar-se em cuidar do seu time em todos os sentidos é uma forma de sair à frente da concorrência, mesmo sem ter isso como objetivo principal, nesse caso.
A consequência será melhor desempenho no mercado de atuação e mais chances de sucesso com seus programas de retenção ou captação de talentos.
Felizmente, unir viagens de trabalho e atividades de lazer é um exemplo desse tipo de ação. Além dos benefícios que a própria empresa adepta a bleisure consegue desfrutar, outros setores da economia também são movimentados - como as companhias aéreas, a rede hoteleira, de transportes e gastronômica.
Esses serviços são necessários durante uma viagem do trabalho e para lazer. Portanto, não são descartados nesse modelo. Vale ressaltar também as vantagens para o colaborador beneficiado, que vão além do crescimento profissional e praticar um novo idioma.
Todos que têm a chance de viajar pela empresa e conseguem usufruir do destino com mais liberdade passam a interagir com a cultura local de cada região que visitam, aprendem a apreciar mais as paisagens e, claro, podem relaxar. A expressão “unir o útil ao agradável” nunca foi tão bem utilizada.
Adotar bleisure é uma forma de fazer com que as viagens de negócios deixem de ser apenas mais uma obrigação do trabalho e passem a ser um pacote com obrigações formais e descanso, só que em um lugar diferente do ambiente corporativo e com custos reduzidos.
Podemos dizer que a Bleisure é o investimento ideal para empresas que reconhecem o valor do equilíbrio da vida profissional e pessoal.
Por que implantar a bleisure em sua empresa?
Visto que a bleisure é uma grande tendência do setor travel business, o conceito de estender o período de viagem ou adicionar alguns passeios turísticos no roteiro planejado para sua equipe pode ser a melhor solução para sua empresa.
É fácil perceber que as empresas mais flexíveis têm grandes chances de crescimento e mantêm alto nível de competitividade! A bleisure deve ser considerada como um benefício para o funcionário, sabendo que a consequência de potencializar esta tendência também é colaborar com turismo de lazer e toda movimentação do mercado financeiro mundial.
Outra mudança provocada pela Bleisure no mercado de viagens é a rota de cidades, visto que os destinos finais mais procurados não são mais os mesmos com a retomada das viagens corporativas. Aqui no Brasil, rotas como São Paulo -> Rio de Janeiro, São Paulo -> Brasília e São Paulo -> Belo Horizonte (e vice-versa), tornaram-se mais buscadas no primeiro trimestre deste ano.
Além da movimentação em lugares diferentes, o setor de viagens corporativas brasileiro é responsável por 60% dos bilhetes aéreos emitidos no país atualmente. O que podemos concluir é que vivemos um momento de esperança e cautela, já que a expectativa para esse ano é positiva (considerando que a retomada das viagens tem tudo para se manter).
Inclusive, há uma estimativa de que as viagens corporativas devem produzir US$792 bilhões até 2026. Confira nosso conteúdo sobre o assunto!
Nós, da Portão 3, estamos trabalhando incansavelmente desde 2020 para que todos os passageiros tenham a melhor experiência possível em suas viagens corporativas e fazendo nossa parte para que o número de viagens continue aumentando. Dito isso, nossa plataforma já está a todo vapor com essa tendência já que através da nossa P3 o colaborador pode solicitar suas viagens corporativas e também tem acesso a opções para compra pessoal, tanto de aéreos, coworkings, hospedagem, carro e muito mais.
Um das maiores objetivos de toda nossa equipe é conscientizar e incentivar a preocupação relacionada com as práticas ESG, viabilizando até mesmo uma maneira de contribuir com o controle de emissão dos gases poluentes emitidos por trechos aéreos percorridos
Se quiser saber mais sobre a P3 e nossos produtos, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível em sua empresa!
A Portão 3 possibilita que franquias, indústria, fintechs e empresas de todos os tipos de negócios passem a gerenciar as suas viagens de trabalho, despesas e Contas a Pagar, gerando economia, controle e experiência simples e nada complexa tanto para os gestores como para os colaboradores.
Com a nossa plataforma de gestão de viagens, a sua empresa conta com tecnologia para fazer reservas, emissões, controle das despesas e ainda ganha um novo meio de pagamento próprio e muito mais!
Junte-se a Kings Sneakers, Venturus, Junco, 123 milhas, Sulamérica, Play 9 e outras grandes empresas que também reinventaram a sua forma de realizar viagens corporativas.
24 de jul. de 2022