←Voltar

Confira as dicas de Helton Bezerra de como fazer um planejamento financeiro

29/10/2020
banner entrevista

O financeiro de uma empresa com certeza é um desafio. Existem inúmeras estratégias para realizar o planejamento e o controle de custos. Segue aqui, e entenda melhor como estruturar a área e algumas boas soluções de mercado para você.

Para isso, tive um bate papo com Helton Bezerra que atua na controladoria da super saúde e é sócio consultor na Ambidexo com mais de 10 anos de experiência. Fica clara a bagagem de Helton para dar dicas sobre o assunto que tanto lhe interessa dentro de finanças, a começar por planejamento financeiro.

Qual planejamento é indicado para sua empresa?

Para escolher o melhor planejamento financeiro, Helton pontua o conceito de orçamento do livro “Empresas feitas para crescer”: “Orçamentos não podem ser um amontoado de informações para distribuição de recursos e sim direcionamentos para executar uma estratégia”. Diante disso, cada perfil de empresa demanda um direcionamento diferente. Quando questionei sobre o famoso Orçamento Base Zero (OBZ) em que é levado em consideração as metas futuras e não histórico, Helton falou que é um dos mais utilizados, no entanto assim como havia dito, o OBZ é indicado para mercados de alta concorrência com capacidade produtiva. Apesar do nome ter (zero) não significa que é indicado fazer literalmente do zero, ele indica utilização de |médias| resultados históricos principalmente dos custos fixos para montar o planejamento.

Além disso para startups, ao invés do Base Zero ele recomenda o Beyond Budgeting (planejamento feito a curto prazo) para empresas que já possuem um crescimento estável, não vê a necessidade de migrar para orçamentos mais modernos, tendo em vista que as modelagens engessadas não acompanham a velocidade das startups. Para isso, ele exemplifica 2 empresas em que ele trabalhou VIVO e GVT, a primeira com orçamento tradicional e a segunda o OBZ. É notório que mesmo comercializando produtos semelhantes a fase e comportamentos da empresa demandam orçamentos diferentes. Sendo assim, analise a sua empresa e qual tipo de orçamento financeiro se encaixa melhor.

O que devo levar em consideração para montar o planejamento?

Montar o planejamento é fazer escolhas, segundo Helton seu planejamento pode seguir 2 focos um de manutenção de despesas e outro de crescimento de receita. Ele acrescenta que o sucesso do seu planejamento é o sucesso das pessoas. Se você consegue atingir um dos dois focos e garantir investimentos com efetividade na boa experiência de seus clientes e colaboradores, mantendo crescimento de caixa, você é um bom planejador.

Conversando com ele, ouvi algumas vezes ele falar que independente do tipo de planejamento, o importante é que o financeiro esteja sempre próximo ao comercial e conheça o seu produto, só assim fará um orçamento que condiga com a realidade da empresa.

Como ter controle das despesas e receitas?

Com o planejamento em mãos, com certeza o maior desafio é segui-lo. E saiba: Nunca será exatamente como previsto. Tente abranger possíveis variações e realizar planos de contingência. Outro ponto, para garantir o planejamento é necessário ter controle, por meio de uma governança corporativa forte.

Quanto maior a empresa e número de investidores, maior controle deve ser estabelecido e consequentemente governança. Para isso é necessário estabelecer uma política de compras, política de reembolso, utilizar de um sistema de controle e o mais importante: criar uma cultura financeira na sua empresa. Seu planejamento pode ser “perfeito”, mas são seus colaboradores que o executam. Frente a isso, crie um ambiente colaborativo e os empodere para criar um sentimento de dono e zelar pelas metas financeiras e colaborarem para a economia da empresa.

Para finalizar, Helton com a sua expertise enriqueceu esse blog e só temos a agradecer. E ai, já sabe qual é o orçamento e planejamento financeiro da sua empresa?

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY