O cenário das fintechs no Brasil passa por uma expansão significativa, elevando o país ao posto de líder na América Latina, com 1.592 startups financeiras ativas. Esse crescimento acelerado está remodelando não apenas o mercado financeiro, mas também a correlação do setor com o marketing digital. O crescimento de 29% nos investimentos no mercado de fintechs até outubro de 2024 sinaliza uma nova etapa para essas empresas, com desdobramentos significativos nas abordagens de captação e retenção de clientes.
Como o avanço das fintechs se relaciona ao marketing digital
A combinação de uma população jovem e tecnologicamente conectada, a alta penetração de smartphones no mercado e um ambiente regulatório progressista criaram possibilidades fluidas para a expansão das fintechs brasileiras, de acordo com fala do diretor de relações com investidores da PicPay, André Cazotto, em entrevista ao site E-commerce Brasil. Segundo ele, o Pix, utilizado por 155 milhões de brasileiros em 2024, proporciona aos brasileiros a inclusão digital e a ampliação da concorrência, com destaque para o papel decisivo do Banco Central.
As fintechs, em pleno crescimento acelerado, precisam buscar métodos para se destacarem entre as concorrentes, além de se conectarem a um consumidor cada vez mais exigente e disputado. O marketing digital entra em campo com o papel de criar uma estratégia para que as empresas financeiras tenham um diferencial declarado.
Nesse sentido, profissionais e agências de marketing encontram uma oportunidade estratégica de oferecer serviços em uma relação simbiótica com as fintechs. Essa interdependência se fortalece ainda mais quando consideramos fintechs que desenvolvem produtos e funcionalidades voltados especificamente para o nicho de marketing digital, buscando resolver dores comuns de gestores de tráfego, dropshippers e agências especializadas.
O marketing como extensão da experiência financeira
Para as fintechs que desejam prosperar neste ambiente competitivo, os investimentos em marketing digital precisam ser recalibrados para uma abordagem integrada à experiência do usuário. As fronteiras entre produto, serviço e comunicação se tornam cada vez mais fluidas. O marketing não será mais apenas uma ferramenta de aquisição, mas parte integrante da proposta de valor das fintechs.
A inclusão financeira promovida pelas fintechs abre novas possibilidades para estratégias de marketing que educam e engajam consumidores anteriormente excluídos do sistema bancário tradicional. Este novo público representa não apenas um desafio de comunicação, mas uma oportunidade para construir relacionamentos de longo prazo, por meio de conteúdos educativos e ferramentas que promovam a fidelização do cliente.
Ao mesmo tempo, profissionais e agências de marketing podem se beneficiar de fintechs que abrangem o segmento de marketing digital para escalarem os próprios negócios. Um exemplo são cartões ilimitados para quem precisa rodar campanhas, sem travas ou bloqueios.
O Brasil se coloca à frente do mercado de fintechs da América Latina, contribuindo para que haja uma efetiva democratização no acesso às soluções financeiras, aliando tecnologia, marketing digital e inovação para atingir públicos antes desassistidos, e criar experiências mais personalizadas e eficientes para consumidores.
16 de abr. de 2025