A Portão 3, fintech que faz gestão de pagamentos e controle de gastos corporativos de empresas e indústrias no Brasil e América Latina, acaba de receber um aporte de capital de R$19 milhões. Os recursos foram resultado da primeira rodada de investimentos seed promovida pela empresa, da qual participaram investidores globais do porte do Better Tomorrow Ventures (BTV), Endeavor Scale Up, Fincapital, Pareto, Flexport e outros investidores Anjo.
Fundada no início de 2020, a empresa de Minas Gerais já havia participado anteriormente de dois programas de aceleração, o primeiro deles promovido pela Y Combinator no ano passado e o outro este ano, capitaneado pela Endeavor Scale Up.
O objetivo é investir esses recursos na contratação de pessoal e na expansão da linha de produtos/serviços que a plataforma oferece, adicionando novas verticais de negócio, além da expansão da atuação da fintech para outros territórios.
“Essa é a primeira vez no Brasil que uma empresa focada em gestão de pagamentos corporativos capta um investimento tão expressivo. Quando olhamos nossa trajetória, ficamos com muito orgulho de mais essa conquista", explica o cofundador da Portão 3, Fernando Nery. “Os nossos produtos e serviços estimulam e facilitam as viagens de trabalho e a cadeia de turismo corporativo, segmento que nos últimos três anos foi muito prejudicado pela pandemia. Por isso, a ideia é investir para impactar positivamente e gerar valor nesse mercado”, ressalta ele.
De Uberlândia para a América Latina
Com um board experiente, formado por profissionais seniores nas áreas de Administração de Empresas e Tecnologia, a Portão 3 nasceu em Uberlândia (MG), onde mantém sua sede física. A fintech começou a operar em meio à pandemia, desenvolvendo uma tecnologia própria que substitui as agências e sistemas tradicionais e ajuda a solucionar problemas de conciliação e backoffice dos gestores financeiros.
A plataforma reduz em até 33% o tempo gasto com os processos de gestão de pagamentos, tornando mais fácil para as empresas controlar os gastos de seus colaboradores com viagens, combustível, pedágio e alimentação para a realização de atividades externas, entre elas visitas a clientes, deslocamento entre filiais, franquias, escritórios ou qualquer outro tipo de logística.
“Nossa missão é oferecer uma tecnologia que gere economia para grandes empresas e indústrias brasileiras. Buscamos facilitar e dar maior visibilidade para gestão de pagamento. Damos autonomia e liberdade para os colaboradores em trânsito ao mesmo tempo que garantimos total controle para os times Financeiros.”, explica a co-fundadora Bianca Pereira.
Em menos de três anos de atuação, a plataforma da Portão 3 já soma mais de R$ 300 milhões em volume transacionado com mais de 1 milhão de cartões físicos e virtuais emitidos em 2022. A tecnologia, hoje, é utilizada por cerca de 600 empresas e indústrias em toda a América Latina, com um nível de satisfação que chega a 99%. Entre os clientes da fintech estão: Junco, CredPago, SulAmérica e 123 Milhas.
Portão 3
É uma fintech que une gestão de pagamentos para grandes empresas e indústria e promove através da tecnologia liberdade para o colaborador que faz atividades externas, sejam elas visitas a clientes, deslocamento entre filiais, franquias e escritórios ou qualquer outro tipo de logística. Com foco em pagamentos, oferecem a gestão de todas as viagens corporativas e também a gestão de despesas como alimentação, combustível, pedágio e muito mais. A missão da Portão é que as empresas e suas áreas financeiras possam ter mais controle financeiro e funcionários mais felizes e engajados. Nos últimos dois anos, a Portão 3 alcançou mais de 300 milhões em volume transacional, impactou mais de 430 empresas em toda a América Latina (entre elas Sulamérica, Bitso, 123 milhas, Movile, CredPago, entre outros), se tornou uma empresa acelerada pela Y Combinator em 2021 e Endeavor Scale Up em 2022.
Veja as Matérias que falam sobre o aporte:
Portal Terra
Portal O Globo
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Portal Estadão
Revista Forbes
Portal Panrotas Corporativo
Portal Startups
Portal Finsiders
Portal MSN
Portal Fintechs Brasil
Portal Fusões & Aquisições
Portal Startupi
Portal Economia em Pauta
Portal StartSe
18 de jan. de 2023