Para a área financeira das empresas e indústrias, solucionar problemas de conciliação e backoffice que envolvem pagamentos e despesas corporativas muitas vezes se torna um desafio. E foi motivada por encontrar uma forma de facilitar a vida dos times financeiros e colaboradores, oferecendo uma alternativa aos sistemas tradicionais disponíveis no mercado, que nasceu a Portão 3.
Fintech Portão 3 une controle e autonomia na gestão de pagamentos corporativos para empresas
Criada em meio à pandemia, a empresa já soma mais de de R$ 300 milhões em volume de transações, sendo utilizada por cerca de 430 empresas e indústrias de grande porte em toda a América Latina
A fintech desenvolveu uma tecnologia em nuvem capaz de reduzir em mais de 33% o tempo gasto com os processos de gestão de pagamentos e despesas corporativas, tornando mais rápido e fácil para as empresas controlar os gastos de seus colaboradores com viagens, combustível, pedágio e alimentação para a realização de atividades externas, entre elas visitas a clientes, deslocamentos entre filiais, franquias, escritórios ou qualquer outro tipo de logística.
“Oferecemos uma tecnologia que ajuda os times financeiros, para que eles possam digitalizar seus processos e ter maior visibilidade dos gastos, definindo e aprovando esses custos de forma mais organizada. E isso, por sua vez, também facilita a vida dos colaboradores, que têm mais autonomia quando estão em trânsito”, explica a cofundadora Bianca Pereira.
Em 2022, a Portão 3 somou mais de R$ 300 milhões em volume de transações. A tecnologia é utilizada por cerca de 430 empresas e indústrias em toda a América Latina cadastradas na plataforma, com um nível de satisfação que chega a 99%. Entre os clientes da fintech estão: Junco, CredPago, SulAmérica e 123 Milhas, além de grandes corporações nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Saúde, Energia e Finanças.
Da reserva de viagens à gestão das contas a pagar
A solução criada pela fintech permite que o gestor automatize a captura de notas fiscais, simplifique o controle das despesas e cupons fiscais, além de consolidar e fazer a gestão completa das despesas dos colaboradores com viagens e mobilidade, dispondo de relatórios em tempo real.
Com a Portão 3, criar e aprovar orçamentos é um processo simples, de poucos cliques, já que a empresa disponibiliza qualquer saldo de forma imediata em um cartão físico ou virtual específico e o processo é 100% virtual e ainda pode seguir um fluxo de aprovação definido pela empresa.
Além disso, a empresa pode contar com a Tag de Pedágio ou o cartão Commander (VIP), um cartão exclusivo para presentear as lideranças. Em 2022, a fintech emitiu mais de um milhão de cartões físicos e virtuais.
Crescimento em meio à pandemia
A Portão 3 foi fundada no início de 2020, em Uberlândia (MG), onde mantém sua sede física. A ideia do negócio nasceu de dois mineiros que vieram das áreas de Administração de Empresas e Turismo, Bianca Pereira e Fernando Nery.
Com grande experiência anterior no segmento de turismo B2C e B2B, Bianca vem de uma carreira sólida nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Marketing e Customer Experience. Empreendedora em série, a executiva fundou a Sling (empresa de growth marketing B2B) e a Bags and Wings (startup de viagens B2C).
Já Nery vem de uma carreira pautada na liderança e desenvolvimento de produtos tecnológicos escaláveis e entrega de projetos revolucionários para B2B e B2B2C. Foi CPO da Zup e cofundador da startup Vitta (da área de saúde digital), além de ter trabalhado no Bradesco e AIESEC. Aficcionado pelo bruxinho Harry Potter, Nery fundou o Potterish, maior fã-site da personagem no Brasil e um dos maiores do mundo, com reconhecimento e prêmio da autora JK Rowling.
As operações da plataforma começaram em meio à pandemia, justamente quando o segmento de turismo como um todo, incluindo o turismo de negócios, passava por uma grande crise devido ao lockdown. “Àquela altura já estávamos com a tecnologia toda estruturada e prontos para a fase de prospecção de mercado”, lembra Nery. “Resolvemos, então, ir em frente, afinal de contas, pensamos, os negócios não poderiam parar completamente e, por mais que se evitasse viajar, alguns deslocamentos eram inevitáveis. Assim, conseguimos nosso primeiro cliente e, aos poucos, fomos crescendo”, conta ele.
Aporte de investimentos
A inovação oferecida pela plataforma vem chamando a atenção dos investidores. Em dezembro de 2022, a fintech recebeu um aporte de capital de R$ 19 milhões. Os recursos foram resultado da primeira rodada de investimentos seed promovida pela Portão 3, da qual participaram investidores globais do porte do BTV, Better Tomorrow Ventures, Endeavor Scale Up, Fincapital, Pareto, Flexport e Anjo. A fintech já havia participado anteriormente de dois programas de aceleração, o primeiro deles promovido pela Y Combinator em 2021 e o outro em 2022, capitaneado pela Endeavor Scale Up.
11 de jan. de 2023