Você já se pegou pensando se existem tipos de indicadores financeiros que conseguem medir se a sua empresa lucrou ou não? Se a sua resposta foi “sim”, você precisa ler o texto que preparamos para você hoje.
Afinal, estes indicadores financeiros não apenas existem, mas como vão contribuir para que sua empresa compreenda a fundo se as suas estratégias estão funcionando ou não.
Aqui você vai ficar por dentro sobre cada detalhe, desde o impacto dos seus investimentos, até a compreensão mais transparente sobre cada um dos seus custos.
Então, separe alguns minutinhos para o nosso texto e boa leitura!
Antes de tudo: o que são os indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros nada mais são do que métricas. As métricas são as responsáveis por medir o desempenho de um determinado setor. Como estamos falando sobre indicadores financeiros, neste caso, o que será medido é a parte de finanças.
Estes indicadores também são conhecidos como KPI (Key Performance Indicators, ou, traduzindo para o português, Indicadores-Chave de Desempenho). Então, se a sua empresa se preocupa em performance e resultados, os KPI vão te dar o caminho das pedras sobre o que vai bem e o que precisa ser mudado em cada estratégia.
Agora, talvez você se pergunte:
“Mas por qual razão eu perderia o meu tempo e do meu time usando estes indicadores?”
A resposta é simples e já até te adiantamos um pouquinho dela: se você deseja tomar as decisões que vão mudar de forma positiva o rumo do seu negócio, os KPI precisam estar dentro do seu plano estratégico.
Ainda mais quando o assunto é finanças, é com eles que você vai entender melhor como funciona o seu fluxo de caixa, o seu ROI (retorno sobre investimentos), se o preço do seu produto está bem posicionado no mercado ou não, entre muitas outras informações valiosas para a sua empresa.
Se você precisa de mais motivação para o uso dos KPIs, recomendamos a leitura deste estudo sobre o impacto considerável destes indicadores na governança corporativa. Vale a pena dar uma olhada.
Te convencemos? Confira os indicadores que você precisa conhecer
Entendeu como é importante ter em vista os indicadores financeiros para a sua empresa? Então, conheça os mais importantes para fazer o seu negócio deslanchar:
Receita
A receita é a quantidade total de dinheiro que um negócio recebe pelas vendas de seus produtos ou serviços. Ela pode ser usada para medir o tamanho do negócio e sua capacidade de gerar receita.
Lucro
O lucro é a quantidade de dinheiro que um negócio ganha após deduzir todos os custos e despesas. Ele indica a rentabilidade do negócio e se o negócio está ganhando ou perdendo dinheiro.
Margem de lucro
A margem de lucro é a porcentagem de lucro que um negócio ganha em relação à sua receita. Ela é uma medida importante da eficiência do negócio em gerar lucro a partir de suas vendas.
Fluxo de caixa operacional
O fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai do negócio em um determinado período de tempo. Ele indica se o negócio tem dinheiro suficiente para pagar suas contas e investir em seu crescimento.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI é uma medida de quanto dinheiro um negócio ganha em relação ao dinheiro que investiu. Ele pode ser usado para avaliar se um investimento específico (como uma nova linha de produtos ou uma expansão para um novo mercado) está gerando um retorno positivo.
Liquidez corrente
Liquidez corrente é uma medida da capacidade de uma empresa ou organização de pagar suas obrigações de curto prazo com seus ativos de curto prazo. É calculada dividindo-se os ativos circulantes (como dinheiro em caixa, contas a receber e estoques) pelo passivo circulante (como contas a pagar, dívidas de curto prazo e salários a pagar).
EBITDA
Considerado um indicador importante porque ele permite aos investidores comparar a performance financeira de empresas de diferentes tamanhos e setores, uma vez que ele é uma medida de geração de caixa sem levar em conta o impacto de fatores externos, como taxas de juros, impostos e amortização.
Capital de giro
Este indicador é o montante de recursos financeiros que uma empresa utiliza para financiar suas atividades operacionais diárias, como pagar fornecedores, salários e despesas de manutenção. É o dinheiro que a empresa precisa ter em caixa para garantir o fluxo de caixa e manter suas operações funcionando sem interrupções.
Rotatividade de estoque
Rotatividade de estoque é uma métrica utilizada para medir a eficiência da gestão de estoques de uma empresa. Ela indica uma média de quantas vezes o estoque é vendido e substituído durante um determinado período de tempo, geralmente um ano. A fórmula para calcular a rotatividade de estoque é a divisão do custo das mercadorias vendidas (CMV) pelo valor médio do estoque.
Ticket médio
Outra métrica financeira é o ticket médio. Responsável por indicar o valor médio que um cliente gasta em uma transação ou compra em uma empresa. É calculado dividindo-se a receita total de vendas pelo número total de transações ou compras realizadas em um determinado período de tempo.
O que mais você precisa saber?
Se você quer desfrutar de toda a facilidade para lidar com os seus indicadores financeiros, o Portão 3 pode te ajudar. Basta clicar na imagem abaixo e entender o porquê mais de 600 clientes preferem usar a nossa plataforma.
E se você gostou deste texto, não deixe de ver a nossa leitura recomendada a seguir:
13 de mar. de 2023