Despesas

Quer otimizar sua rotina? Use indicadores financeiros! Saiba como

Quer otimizar sua rotina? Use indicadores financeiros! Saiba como

Quer otimizar sua rotina? Use indicadores financeiros! Saiba como

Para fazer uma boa gestão da área financeira do seu negócio, é importante ter em mente que alguns passos organizacionais e de uso de indicadores financeiros são recomendados para que a empresa tenha eficiência.

Esses indicadores são capazes de mostrar se aquilo que a empresa está fazendo é a melhor de atingir os objetivos, apontando qual é o melhor caminho a seguir e até ajudando a mudar a rota. Os indicadores são chamados também de KPIs (Key Performance Indicators).

Com os indicadores financeiros, você observa o faturamento, o lucro, os investimentos rentáveis, resultados, métrica e uma análise mais detalhada da saúde financeira da empresa. Com eles em mãos, a decisão dos gestores fica embasada em dados concretos.

E quais são os principais indicadores financeiros para usar em seu negócio? Veja a lista elaborada pela Portão 3 e acompanhe o processo.

- Break Even Point
- Faturamento
- Giro de estoque
- Liquidez corrente
- Margem bruta
- Margem de lucro
- Margem EBITDA
- Rentabilidade
- Retorno Sobre Investimento (ROI)

Break Even Point

Conhecido também por Ponto de Equilíbrio, o Break Even aponta qual é o valor mínimo preciso para a empresa conseguir ter um faturamento capaz de pagar suas contas. Se a empresa conseguir “se pagar”, ela atingiu o Ponto de Equilíbrio no Contas a Pagar.

Faturamento

É sem dúvida um dos principais indicadores financeiros que sua empresa deve mensurar, já que ele aponta soma de todos os valores recebidos pela empresa. É todo aquele valor que a empresa recebeu por seus produtos e/ou serviços. Geralmente é feito por mês e/ou ano. Ele mostra ainda como está a atuação de vendas dos seus produtos. Existe o faturamento bruto, que é mais simples de calcular (valor do produto x a quantidade vendida), e o líquido, que além da conta do bruto subtrai gastos como impostos ou devoluções.

Giro de Estoque

É simplesmente um cálculo que mostra a velocidade de renovação do seu estoque em período de tempo apurado.  

Liquidez corrente

Indica se a empresa tem capacidade de cumprir com seus deveres em curto prazo. Para isso, basta dividir o Ativo circulante (os bens da empresa que podem ser negociados) pelo passivo circulante (a dívida da empresa a ser paga em um ano). Se o total da conta foi superior a 1, então a empresa é capaz de pagar as contas. Se for menor, o capital não é suficiente para arcar com os gastos.  

Margem bruta

É o indicador que mostra quanto a empresa ganha após negociar o serviço/produto depois de descontar os valores gastos para a sua produção e impostos. Esse número é importante para mostrar se sobra algum valor após a produção e venda, além dos impostos.

Margem de lucro

É a porcentagem que será adicionada ao produto após os custos totais do trabalho. Aqui a ideia é saber qual é o valor que a empresa vai lucrar com a sua venda, após os gastos totais.

Margem EBITDA

Em primeiro lugar, vamos entender o que significa a palavra EBITDA, em inglês “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em tradução para o português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

O que isso quer dizer? Que ele aponta quanto a empresa é capaz de gerar de recursos sem descontar impostos e outros gastos. Ele mostra qual é o potencial da empresa de gerar caixa, algo muito importante no setor de Contas a Pagar.

Rentabilidade

Ela compara os ganhos aos valores que foram investidos para que o negócio começasse a operar. Ela mostra a capacidade de retorno após o investimento. Para chegar ao número deste indicador financeiro, basta dividir o lucro líquido pelo investimento e multiplicar por cem.

ROI

Em tradução livre, ROI significa retorno sobre investimento ou, em inglês, “Return Over Invested”.

É o indicador que mede quanto terá de retorno sobre o valor que foi investido no negócio. Essa métrica é capaz de mostrar o valor que a empresa recebe em rendimentos depois do investimento realizado.  Para chegar a este número, basta subtrair o ganho obtido pelo valor investido, dividir pelo valor investido e multiplicar por cem.

Como a Portão 3 pode ajudar?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

8 de jul. de 2022

8 de jul. de 2022

8 de jul. de 2022