Processos burocráticos e demorados não combinam com o futuro de nenhum negócio! É por isso que há uma urgência em investimentos direcionados a plataformas de Contas a Pagar que automatizam os processos de ponta a ponta.
Vamos entender melhor o assunto? Continue acompanhando!
O que esperar desse setor?
O setor de Contas a Pagar não vai fugir das transformações que o futuro, cada vez mais digital, traz. Mas, antes de qualquer coisa, é importante que a empresa esteja organizada. Isso significa antecipar tendências e se preparar para os novos desafios que virão.
O que não é segredo para ninguém é o seguinte: esta foi uma das primeiras áreas a adotar a tendência digital.
Podemos ter uma base como a referência do modelo de cultura que tem que ser adotado para alinhar os principais objetivos da empresa e priorizar o uso de serviços digitais ao invés dos tradicionais.
Essa recomendação vai muito além de reduzir custos, mas também tem relação com as inovações que surgem no mercado (como PIX e Open Banking), com necessidade de facilitar processos para diminuir o índice de erros e agilizar tarefas visando proporcionar mais qualidade de vida ao time.
Se não bastassem todas essas vantagens proporcionadas, ainda existem outros fatores que contribuíram com a aceleração da digitalização das empresas, como a pandemia, por exemplo.
Nesse caso, a tecnologia disponível para as operações têm extrema importância – e todo o setor financeiro é parte disso.
Graças a isso, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o setor passou a ser o 2⁰ maior investidor em tecnologia do país(14%) - a 1ª colocação ficou por conta dos governos, que investiram 15%.
Diante dessa mudança definitiva, podemos esperar um setor cada vez mais envolvido e desenvolvido com auxílio da tecnologia.
Tendências da tecnologia no Contas a Pagar
Não é segredo para ninguém que os canais digitais seguem em expansão, enquanto os canais tradicionais e burocráticos estão perdendo espaço na composição do total de qualquer espécie de funções.
De fato, podemos dizer que a digitalização foi bem aceita entre a maior parte do público em geral. Dessa forma, os efeitos dessa mudança estão sendo sentidos em todos os segmentos.
Veja abaixo algumas tendências para o setor de Contas a Pagar:
1. Facilidade em transações financeiras
Com serviços direcionados para uma tendência de facilidade em aderir serviços que antes eram prestados por bancos e empresas financeiras tradicionais, muitas empresas solucionam suas diferentes necessidades financeiras com novos prestadores de serviço.
Agora, até mesmo o cartão de crédito corporativo pode ser fornecido por empresas diferentes do banco responsável pela empresa, sendo disponibilizado em forma física ou virtual.
Nesse contexto, é preciso pensar em ferramentas para tornar a jornada do profissional mais ampla e “profunda” (no que diz respeito a solucionar todos os problemas no mesmo canal).
Também é importante ter um suporte com recursos como chat ao vivo e um portal de autoatendimento.
2. Iniciativas open banking
A velocidade de todas as mudanças apresentadas faz com que as empresas mantenham-se relevantes. Endossando esse movimento, muitas estão aderindo a iniciativas de Open Banking.
Em outras palavras, esse modelo permite parcerias com experiências únicas e bem completas.
3. Processos rápidos e sem esforço
O melhor dos serviços tecnológicos é poder reduzir o tempo gasto em demandas necessárias sem que isso exija tanto esforço, com praticamente nenhuma burocracia - já que as novas tecnologias digitais e o uso de dispositivos móveis cada vez maior exigem processos acelerados e seguros.
4. Experiências personalizadas
A combinação mais adequada de tecnologias é aquela que oferece experiências únicas e personalizadas, de forma que possam garantir a fidelização dos usuários com a oferta de serviços sem necessariamente atrelar o uso à preços.
Nesse caso, além de oferecer uma interface intuitiva, a plataforma precisa corresponder à expectativa e necessidade do usuário, promovendo insights para auxiliar na redução de custos, evitar falhas e aumentar a visibilidade e avaliação de ROI.
5. Transações sem intermediários
Por fim, mas não menos importante, é possível notar movimentos da indústria financeira relacionados com a disrupção do modelo de intermediação em transações.
Atualmente, as empresas preferem garantir mais autonomia aos seus colaboradores e buscam alternativas nesse sentido que vão além das respostas automáticas ou IA em chatbots.
Escolha a Portão 3 para plataforma de gestão de Contas a Pagar
Diante das transformações que já vivenciamos e das que estão por vir, contar com recursos que agregam valor e proporcionam meios para que a empresa prossiga se desenvolvendo por meio de um caminho sólido, é a melhor maneira de manter a relevância no mercado.
A plataforma da Portão 3 oferece todos os recursos que você precisa para gestão de despesas e ainda tem diferenciais:
Planos acessíveis;
Cartão corporativo virtual, VIP ou físico;
Aplicativo de despesas e viagens próprio;
Simplificação do processo de reembolso (sendo possível apresentar notas e comprovantes na própria plataforma);
Atendimento para suporte disponível 24 horas por dia;
Relatórios automáticos com o dashboard e KPIs para acompanhamento de métricas em tempo real;
Solução flexível para configurações correspondentes às políticas corporativas;
Alternativa para identificar problemas e agir rapidamente.
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1 de out. de 2022