Despesas

O futuro do Contas a Pagar: quais são as principais tendências para a área

Processos burocráticos e demorados não combinam com o futuro de nenhum negócio! É por isso que há uma urgência em investimentos direcionados a plataformas de Contas a Pagar que automatizam os processos de ponta a ponta. 

Vamos entender melhor o assunto? Continue acompanhando!

O que esperar desse setor?

O setor de Contas a Pagar não vai fugir das transformações que o futuro, cada vez mais digital, traz. Mas, antes de qualquer coisa, é importante que a empresa esteja organizada. Isso significa antecipar tendências e se preparar para os novos desafios que virão. 

O que não é segredo para ninguém é o seguinte: esta foi uma das primeiras áreas a adotar a tendência digital.

Podemos ter uma base como a referência do modelo de cultura que tem que ser adotado para alinhar os principais objetivos da empresa e priorizar o uso de serviços digitais ao invés dos tradicionais. 

Essa recomendação vai muito além de reduzir custos, mas também tem relação com as inovações que surgem no mercado (como PIX e Open Banking), com necessidade de facilitar processos para diminuir o índice de erros e agilizar tarefas visando proporcionar mais qualidade de vida ao time.

Se não bastassem todas essas vantagens proporcionadas, ainda existem outros fatores que contribuíram com a aceleração da digitalização das empresas, como a pandemia, por exemplo. 

Nesse caso, a tecnologia disponível para as operações têm extrema importância – e todo o setor financeiro é parte disso.

Graças a isso, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o setor passou a ser o 2⁰ maior investidor em tecnologia do país(14%) - a 1ª colocação ficou por conta dos governos, que investiram 15%.

Diante dessa mudança definitiva, podemos esperar um setor cada vez mais envolvido e desenvolvido com auxílio da tecnologia. 

Tendências da tecnologia no Contas a Pagar 

Não é segredo para ninguém que os canais digitais seguem em expansão, enquanto os canais tradicionais e burocráticos estão perdendo espaço na composição do total de qualquer espécie de funções.

De fato, podemos dizer que a digitalização foi bem aceita entre a maior parte do público em geral. Dessa forma, os efeitos dessa mudança estão sendo sentidos em todos os segmentos.

Veja abaixo algumas tendências para o setor de Contas a Pagar:

1. Facilidade em transações financeiras

Com serviços direcionados para uma tendência de facilidade em aderir serviços que antes eram prestados por bancos e empresas financeiras tradicionais, muitas empresas solucionam suas diferentes necessidades financeiras com novos prestadores de serviço.

Agora, até mesmo o cartão de crédito corporativo pode ser fornecido por empresas diferentes do banco responsável pela empresa, sendo disponibilizado em forma física ou virtual.

Nesse contexto, é preciso pensar em ferramentas para tornar a jornada do profissional mais ampla e “profunda” (no que diz respeito a solucionar todos os problemas no mesmo canal).

Também é importante ter um suporte com recursos como chat ao vivo e um portal de autoatendimento.

2. Iniciativas open banking

A velocidade de todas as mudanças apresentadas faz com que as empresas mantenham-se relevantes. Endossando esse movimento, muitas estão aderindo a iniciativas de Open Banking. 

Em outras palavras, esse modelo permite parcerias com experiências únicas e bem completas.

3. Processos rápidos e sem esforço

O melhor dos serviços tecnológicos é poder reduzir o tempo gasto em demandas necessárias sem que isso exija tanto esforço, com praticamente nenhuma burocracia - já que as novas tecnologias digitais e o uso de dispositivos móveis cada vez maior exigem processos acelerados e seguros.

4. Experiências personalizadas

A combinação mais adequada de tecnologias é aquela que oferece experiências únicas e personalizadas, de forma que possam garantir a fidelização dos usuários com a oferta de serviços sem necessariamente atrelar o uso à preços.

Nesse caso, além de oferecer uma interface intuitiva, a plataforma precisa corresponder à expectativa e necessidade do usuário, promovendo insights para auxiliar na redução de custos, evitar falhas e aumentar a visibilidade e avaliação de ROI.

5. Transações sem intermediários

Por fim, mas não menos importante, é possível notar movimentos da indústria financeira relacionados com a disrupção do modelo de intermediação em transações. 

Atualmente, as empresas preferem garantir mais autonomia aos seus colaboradores e buscam alternativas nesse sentido que vão além das respostas automáticas ou IA em chatbots.

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Diante das transformações que já vivenciamos e das que estão por vir, contar com recursos que agregam valor e proporcionam meios para que a empresa prossiga se desenvolvendo por meio de um caminho sólido, é a melhor maneira de manter a relevância no mercado. 

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  • Solução flexível para configurações correspondentes às políticas corporativas;

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1 de out. de 2022