A forma como lidamos com dados impacta diretamente a performance das estratégias de aquisição, retenção e personalização. Com o “vai e vem” no uso de cookies de terceiros e o aumento das restrições de privacidade, entender a diferença entre first, second e third-party data se tornou essencial para profissionais de marketing e vendas.
First-party Data
First-party data é todo dado coletado diretamente pela sua empresa, com consentimento, nos seus próprios canais. Pode vir de: formulários de cadastro e newsletters; comportamento em sites e apps; histórico de compras; interações em campanhas de e-mail e atendimento.
Vantagens:
É o tipo de dado mais confiável, preciso e estratégico. Permite personalizar comunicações, prever comportamentos e nutrir leads com alto potencial de conversão. Além disso, está totalmente alinhado com as normas de privacidade, como LGPD e GDPR.
Second-party Data
Second-party Data é o dado de outra empresa, compartilhado com a sua mediante parceria ou acordo comercial. Por exemplo: um e-commerce de moda pode trocar dados com uma marca de cosméticos que compartilha o mesmo público-alvo.
Por que usar?
É uma forma de escalar sua base de dados com qualidade, sem abrir mão do controle e da conformidade legal. Também possibilita novas oportunidades de segmentação e aquisição.
Third-party Data
Third-party data é coletado por empresas especializadas, que agregam dados de diversas fontes e os vendem em escala. Muito usado por plataformas de mídia programática e redes sociais.
O problema?
Com o bloqueio de cookies por navegadores e leis de proteção de dados mais rígidas, esse tipo de dado está cada vez menos eficaz e confiável. Ele oferece volume, mas perde em precisão e relevância.
O que isso muda para profissionais e empresas?
A transição para um cenário First-party Data exige que as marcas invistam em:
-Estratégias para coletar dados próprios de forma ética e transparente;
-Experiências digitais que incentivem o engajamento e a troca de informações;
-Parcerias estratégicas para uso de Second-party data com sinergia de público;
-Menor dependência de soluções baseadas em Third-party data.
Empresas que dominam o uso inteligente dos dados próprios têm vantagem competitiva em personalização, ROI de campanhas e fidelização de clientes.