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E-commerce no Brasil: oportunidade para pequenos e grandes empreendedores

O e-commerce, ou comércio eletrônico, revolucionou a forma como consumidores e empresas realizam transações comerciais. Desde pequenos empreendedores até grandes corporações, a venda online se tornou essencial para atingir um público maior e maximizar as oportunidades de negócio.


O crescimento do e-commerce no Brasil


O mercado do e-commerce no Brasil tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com dados da BigDataCorp, o e-commerce cresceu mais de 20% desde 2014, ao passo que o número de lojas virtuais aumentou de 1.640.076, em 2022, para 1.911.164, em 2023. O nicho de varejo, por exemplo, projeta um aumento de R$ 3,2 trilhões em 2023 para R$ 3,8 trilhões em 2027, segundo dados da Selia Fullcommerce.


A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Abcomm, informou os principais indicadores do e-commerce em 2024, sendo R$ 204,3 bilhões de faturamento, com um ticket médio de R$ 492,4 mil e um número de compradores de 91,3 milhões, com destaque para compradores nos nichos de eletrodomésticos, telefonia e casa e decoração.


Como o e-commerce sai na frente do comércio físico


Comprar online faz parte da rotina de muita gente. Com o celular na palma da mão ou a tela aberta de um notebook, adquirir um produto ficou mais acessível; as pessoas compram de qualquer lugar e recebem nas próprias casas. Nesse sentido, o e-commerce apresenta algumas vantagens em relação às lojas físicas.

  1. Baixo custo operacional: um e-commerce requer menos investimento inicial em comparação a uma loja física, eliminando gastos como aluguel e manutenção de um espaço físico.


  2. Maior alcance geográfico: empresas online podem vender para consumidores em diferentes regiões do país e no cenário internacional, abraçando uma fatia geográfica muito maior em comparação a uma loja sediada em uma cidade específica.


  3. Personalização e análise de dados: o e-commerce permite a coleta de dados acerca do comportamento do consumidor, ajudando na personalização de ofertas e estratégias de marketing.


Como uma conta digital pode ajudar na gestão de um e-commerce


Uma boa gestão de pagamentos pode ser uma grande aliada dos donos de e-commerce ao proporcionar soluções inovadoras para otimizar a gestão financeira dos negócios online. Se você possui o objetivo de melhorar a experiência do cliente enquanto organiza pagamentos de forma centralizada, a P3 pode auxiliar o seu e-commerce em atividades como:

  • Integração de pagamentos: lojas virtuais podem centralizar pagamentos de diversas formas, conforme preferência de clientes, como cartões virtuais e físicos, boleto e Pix.


  • Automatização financeira: no app P3, você acompanha entradas e saídas financeiras em tempo real, reduzindo erros manuais.


  • Segurança e prevenção de fraudes: tecnologia avançada para proteção contra transações fraudulentas é indispensável para uma empresa. A P3 garante camadas extras de segurança para que o seu negócio esteja sempre protegido.


Se você faz parte da larga expansão do e-commerce no Brasil e quer aproveitar as oportunidades de cenários de crescimento para os próximos anos, conheça nossas soluções!