Despesas

Como facilitar a gestão de pagamentos do seu negócio de marketing

O conceito de boas práticas, com origem do inglês, define o conjunto das melhores técnicas para realizar uma tarefa. As boas práticas são aplicadas, por exemplo, na área da saúde, nas pautas de políticas públicas, no universo financeiro e no marketing. Para agências e profissionais que atuam neste último segmento, aplicar boas práticas financeiras pode ser a diferença entre um cenário de crescimento e um contexto de dificuldades recorrentes no trabalho.

Nesse sentido, a organização e a gestão financeira corporativa se caracterizam como ações facilitadoras do dia a dia de quem lida com marketing digital. Preparamos algumas dicas que podem ajudar você a resolver problemas e a facilitar as atividades que a sua empresa de marketing (ou “eupresa”) desempenha com frequência.


Previsibilidade e controle de gastos


Campanhas de marketing frequentemente envolvem investimentos significativos em publicidade paga, produção de conteúdo, ferramentas digitais e eventos. Sem uma gestão de finanças corporativas sólida, é fácil perder o controle desses custos. Planejar orçamentos detalhados e monitorar despesas regularmente ajudam agências e profissionais de marketing a garantir que os recursos sejam organizados de forma estratégica e eficiente. Apps digitais como o da P3 já possuem a função de acompanhar gastos e pagamentos em tempo real, o que permite a visualização facilitada da movimentação de dinheiro que você ou a sua empresa faz.


Gestão de fluxo de caixa


No marketing, é comum que os pagamentos de clientes ocorram de forma parcelada ou após a entrega do serviço. Isso pode criar desafios de fluxo de caixa, especialmente para agências menores. A gestão de pagamentos eficiente permite que as empresas mantenham reservas para cobrir despesas operacionais durante períodos de baixa entrada de receitas. Além disso, múltiplos cartões virtuais que não travam na hora de rodar um anúncio e a divisão de pagamentos em quantas carteiras digitais você preferir são soluções para quem enfrenta problemas com ADS e organização de pagamentos.


Análise de rentabilidade


Nem todas as campanhas ou clientes geram o mesmo retorno financeiro. A partir de uma análise rigorosa, é possível identificar quais projetos são mais rentáveis e quais demandam mais recursos do que trazem retorno. Essa informação é essencial para priorizar esforços e renegociar contratos ou ajustar estratégias.


Investimento em inovação


O marketing está em constante evolução, com novas tecnologias e tendências surgindo rapidamente. Ter uma gestão de finanças corporativas bem estruturada permite que agências e profissionais invistam em ferramentas e capacitações que os mantenham competitivos, sem comprometer a saúde financeira do negócio.


Preparação para imprevistos


Falando em saúde financeira, a instabilidade econômica ou mudanças no comportamento do consumidor podem afetar diretamente os resultados do marketing. Uma gestão financeira sólida cria um colchão de segurança que ajuda a lidar com esses imprevistos sem comprometer a operação da agência ou a reputação profissional.

Boas práticas de gestão financeira corporativa no marketing


Planejamento financeiro: Antes de iniciar qualquer projeto ou campanha, é essencial criar um orçamento detalhado. Estime receitas, despesas e possíveis imprevistos.

Acompanhamento contínuo: Use ferramentas de gestão financeira para monitorar, em tempo real, o desempenho das finanças. Aplicativos e softwares específicos podem ajudar a manter tudo organizado.

Separação entre finanças pessoais e empresariais: Para profissionais autônomos, é fundamental manter contas bancárias separadas e evitar misturar despesas pessoais com as do negócio. A funcionalidade de múltiplas carteiras da P3 ajuda você com isso!

Revisão periódica: Analise regularmente os resultados financeiros do seu negócio e ajuste estratégias conforme necessário.


Para garantir que o seu negócio esteja alinhado às boas práticas de gestão e organização de pagamentos, abra uma conta na P3: https://portao3.com.br/.

9 de jan. de 2025