BI é um termo muito visto no LinkedIn hoje, mas você sabe o que isso significa?
Estamos em um momento em que diversas tecnologias que podem melhorar a vida das empresas surgem a cada dia e o BI é uma delas, que em pouco tempo de surgimento já revolucionou o mercado, tendo opções que podem fazer você aposentar a sua planilha do Excel.
Mas primeiramente, o que é BI?
O termo BI significa Business Intelligence ou Inteligência de Negócios, no bom e velho português. O BI é basicamente um conjunto de análises empresariais reunidas em uma única plataforma, possibilitando a análise de dados de vários setores da empresa, a fim de melhorar os gargalos encontrados.
"Inteligência de negócios é o processo de reunir todos os tipos de informações que uma empresa possui de uma forma que seja relevante para a questão ou oportunidade em questão - desde o comportamento do cliente até o desempenho da produção e a produtividade do funcionário - e usá-lo para tomar decisões importantes que levarão a um maior lucro e uma vantagem competitiva no setor dessa empresa." - Amy Hodler, diretora de análise de gráficos e programas de IA da Neo4j
Embora hoje o BI seja geralmente associado à tecnologia, o termo foi criado em 1960 como uma simples ferramenta de compartilhamento de informações nas organizações. As soluções de BI atuais priorizam o rápido acesso à informação, que pode ser disponibilizado em uma dashboard com uma visão macro da empresa.
Como funciona?
Existe o seguinte fluxo:
- os dados são coletados;
- logo depois, são organizados em bancos de dados;
- e por fim, as decisões são tomadas levando em consideração esses dados expostos na central.
E quais são as vantagens do BI?
1. Tomar decisões com base em dados e não achismos, melhorando os processos;
Tendo uma visão global da empresa, com certeza será mais fácil identificar os problemas que estão atrapalhando o desempenho de cada área e como elas podem se complementar. Por isso é melhor ter as informações centralizadas em um lugar só.
3. Entender melhor o perfil do consumidor;
Através do BI você consegue ver o histórico do seu consumidor e entender as dores daquele cliente. Assim, o customer centricity estará em dia e o seu cliente terá uma experiência cada vez melhor com o seu produto.
4. Prevenir possíveis falhas;
Analisando todo o contexto da sua empresa, de maneira visual e intuitiva, será muito mais fácil identificar falhas e até mesmo antecipar problemas.
5. Analisar onde existem gastos desnecessários e que devem ser cortados.
Você consegue ver onde estão sendo alocados os recursos fnanceiros e qual está sendo o retorno sobre os investimentos. Caso você julgue que o retorno está sendo baixo, você pode realocar esses recursos de maneira a obter mais receita.
Você usa ou pretende usar alguma plataforma de BI na sua empresa? Conta para gente nos comentários!
Referências:
Business Intelligence (BI): o que é como funciona e importância
O que é Business Intelligence, para que serve + exemplos
O que é BI Business Intelligence?
7 de jul. de 2022