Entender o comportamento do consumidor em relação a como pagar é fundamental — e o mercado já sabe disso! —, especialmente quando falamos de profissionais do marketing que operam com altos volumes de investimento em mídia paga, e precisam de soluções robustas e ágeis para a gestão financeira.
Um estudo recente revelou insights importantes: apenas 25% dos consumidores utilizam um único cartão de crédito, enquanto 75% fazem uso de dois cartões ou mais. Essa pluralidade no uso de cartões reforça a necessidade de uma estratégia de uso. No caso de gestores de tráfego e dropshippers, isto pode servir para uma estratégia de contingência, por exemplo, algo essencial para quem trabalha com marketing e performance, e não pode correr o risco de ver uma campanha paralisada por falha de processamento ou bloqueios inesperados.
O que torna um cartão o principal do usuário?
A pesquisa identificou três pilares fundamentais que levam um consumidor a escolher um cartão como o principal
• Experiência digital
• Conveniência
• Segurança
Esses mesmos atributos são críticos para os profissionais de marketing que precisam operar com agilidade e confiabilidade. Mesmo escolhendo um cartão como principal, para aqueles que lidam com contingência e campanhas, é importante que mais cartões da mesma instituição sejam criados.
Cartão de crédito segue liderando, especialmente em compras estratégicas
De acordo com o estudo, o cartão de crédito é o método escolhido em 47% das ocasiões de compra, superando o Pix (28%), o débito (20%) e o dinheiro (5%). Para o marketing, isso é relevante: seja na compra de mídia, assinatura de plataformas ou para rodar campanhas, o cartão de crédito segue sendo a forma preferida de pagamento. Isso exige que a solução de pagamento utilizada seja não apenas eficaz, mas também confiável, escalável e com múltiplas opções de emissão e substituição.
O que isso significa para profissionais de marketing?
No universo do marketing digital, profissionais que gerenciam múltiplas contas, operam com plataformas internacionais ou têm grande volume de testes A/B em anúncios precisam de:
• Cartões múltiplos e segmentáveis
• Facilidade de substituição e bloqueio
• Alta taxa de aprovação em transações
• Integração com ferramentas de gestão financeira
• Suporte 24/7
Além disso, a possibilidade de oferecer controle de gastos por equipe ou projeto pode ser o diferencial competitivo que transforma um cartão comum em uma solução estratégica.
Como fazer escolhas estratégicas
Os dados da pesquisa revelam um consumidor cada vez mais exigente, multicanal e voltado à performance — características que também definem o profissional de marketing. Escolher a ferramenta certa para gerir a vida financeira de um negócio, com foco em contingência e escalabilidade, é hoje um componente central de qualquer estratégia de marketing digital de alta performance.
Na P3, unimos tecnologia, segurança e flexibilidade, oferecendo possibilidades para que o seu negócio crie quantos cartões precisar e formule uma estratégia de contingência robusta. Com uma estrutura pensada para quem precisa de agilidade e controle, nossas soluções são sob medida para quem não pode parar.
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8 de abr. de 2025