Despesas

5 dicas infalíveis para gestão financeira corporativa

Leia também: Simplifique sua gestão de despesas corporativas em 5 passos

Empresa saudável é aquela que gera lucros, certo? Para isso é preciso que sua gestão financeira corporativa contemple as necessidades da empresa. Mesmo que sua gestão já seja muito boa, sempre dá pra melhorar, certo? 

Pensando nisso, a Portão 3 separou 5 dicas infalíveis para a gestão financeira corporativa. 

Como funciona a gestão financeira corporativa? 

Antes de mais nada, vamos definir o básico. Como funciona a gestão financeira corporativa? 

O departamento de gestão financeira corporativa é fundamental para toda a estrutura empresarial. Todos os setores dependem do orçamento disponível para a realização de quaisquer ações que sejam, por isso a organização do financeiro influencia em toda a corporação.

É a gestão financeira que vai determinar gastos excedentes, setores que podem ter mais investimento e qual o retorno da produtividade geral. 

Independente da maneira que essa gestão financeira corporativa é feita, ela deve ser capaz de evitar desperdícios e retornar recursos para aumentar os lucros. 

1 - Planejamento de todos os custos

Um ponto fundamental na gestão financeira corporativa é a possibilidade de prever e planejar todos os custos da empresa. Com a ajuda de um fluxo de caixa, por exemplo, é possível saber quais os custos fixos e variáveis. 

Com esse planejamento, o gestor financeiro consegue se preparar para imprevistos e identificar gastos desnecessários em setores. Essa visão geral facilita a otimização dos gastos e o uso dos recursos corporativos. 

Por meio do planejamento também se torna viável traçar metas de receitas para a empresa. Durante algum lançamento, por exemplo, estabeleça metas do melhor e do pior cenários. Analise como cada consequência pode afetar a saúde financeira da empresa. 

2 - Saiba o valor dos seus produtos e serviços 

É muito importante saber precificar os produtos e serviços da sua empresa, para que a gestão financeira corporativa faça sentido. 

O preço deve cobrir todos os gastos e custos de produção, fazer jus ao que oferece e deixar o cliente satisfeito por estar pagando. Por isso, não só o controle de qualidade, como o preço condizente devem estar em alta. 

Também é importante olhar para o mercado. O que os concorrentes estão oferecendo e por qual preço? O que seu produto oferece de diferente? Justifica ser mais caro que os outros? 

3 - Fique de olho na gestão fiscal 

O trabalho da gestão fiscal deve andar lado a lado ao da gestão financeira corporativa. Bole estratégias levando em consideração todas as tributações e impostos a serem pagos. 

Muitas vezes o uso de softwares pode ajudar nesse trabalho. Assim, ambas as partes podem acompanhar as contas, gastos e custos a serem pagos ainda. Desta forma, o planejamento financeiro pode ser feito com mais tranquilidade. 

4 - Acompanhe os indicadores financeiros 

Para saber se a gestão financeira corporativa está saindo conforme esperado, é preciso saber exatamente o que será analisado. 

Defina os objetivos daquele mês, bimestre, trimestre, etc. Com os objetivos estabelecidos, basta saber qual indicador deve ser analisado e levado em consideração na hora do balanço final. 

Alguns exemplos de indicadores financeiros a serem analisados são: 

  • Retorno sobre os Ativos (ROA); 

  • Retorno sobre o Investimento (ROI); 

  • Prazo Médio de Cobrança (PMC); 

  • Prazo Médio de Pagamento (PMP).

5 - Peça ajuda de quem entende 

Nosso objetivo é otimizar os processos de gestão financeira corporativa da sua empresa por meio de uma plataforma para gestão de despesas

Com o auxílio da Portão 3 você controla todas as despesas da sua empresa com uma solução capaz de gerar relatórios instantâneos, ler notas fiscais, prestar contas e muito mais. Com a ajuda da plataforma de contas a pagar, você pode controlar o que acontece na sua empresa de maneira fácil e eficaz. Integração com ferramentas SaaS e ERPs, além de contar com conciliação financeira automática. 

O nosso módulo de contas a pagar guarda as notas fiscais de maneira digital, fazendo leitura automática de cada nota e voucher recebido. É possível configurar as regras de aprovação das suas despesas corporativas, que podem ser facilmente estabelecidas com a ajuda de um fluxo de caixa. 

Além do controle, a Portão 3 também oferece cartões integrados que facilitam pagamentos e dão autonomia ao colaborador, que não precisa ficar aguardando aprovações de custos. Todas essas vantagens são ainda maiores com um aplicativo mobile, que facilita o controle para sua empresa e para todos os colaboradores. ‍

A Portão 3 também oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Portão 3 pode ser o primeiro passo para o sucesso da sua gestão financeira corporativa. Vem conhecer a gente!

6 de fev. de 2023