A tecnologia se tornou uma importante aliada de empresas que desejam gerir seus custos com mais eficiência e praticidade. Em vez de planilhas complexas ou um grande número de papéis, agora é possível controlar os gastos dos colaboradores pelos cartões corporativos.
A preferência pelo uso de cartões na hora de realizar pagamentos, inclusive, já é uma tendência no mercado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), essa modalidade teve um crescimento de 30% em 2022 em comparação ao ano anterior, movimentando mais de R$ 2,42 trilhões.
Os cartões corporativos trazem inúmeros benefícios para as empresas e à rotina dos gestores financeiros. Por isso, a Portão 3 separou algumas dicas valiosas de como gerenciar os gastos, por meio desse modelo de pagamento.
Conheça os tipos de cartões corporativos
Existem dois formatos principais de cartões para empresas: o pós-pago e o pré- pago. O primeiro está relacionado a uma dívida futura estabelecida na confiança que um banco possui no consumidor. Dessa forma, a instituição financeira disponibiliza um limite de crédito para o usuário, que fará o pagamento posteriormente. Já o cartão pré-pago trabalha com a lógica inversa, pois é necessário depositar dinheiro na conta para que seja possível utilizá-lo como forma de pagamento.
As vantagens do cartão corporativo para sua empresa
Todo gestor financeiro sabe a importância de ter o controle das despesas relativas às rotinas de trabalho. Isso se torna ainda mais seguro e prático quando as informações estão concentradas em um único lugar. É por isso que os cartões corporativos oferecem benefícios valiosos para as empresas que desejam crescer com estabilidade. Confira as principais vantagens dessa modalidade:
- Traz praticidade na hora dos pagamentos.
- Dá autonomia aos funcionários.
- Centraliza a gestão das despesas.
- Garante mais segurança na prestação de contas.
Veja como gerenciar o cartão corporativo de maneira inteligente
1. Estabeleça critérios para o uso do cartão corporativo
É fundamental definir quais colaboradores terão acesso a essa modalidade e em quais situações poderá ser utilizada. Nesse processo, é preciso estabelecer um fluxo de prestação de contas, no qual os funcionários possam detalhar o uso do recurso, gerando segurança nas transações.
2. Acompanhe as entradas e saídas
Para um fluxo de caixa equilibrado, é necessário acompanhar todas as receitas e gastos financeiros da empresa. No caso dos cartões corporativos, os gestores precisam estar a par dos valores disponíveis em cada cartão e como eles têm sido utilizados.
3. Classifique os gastos
A nomeação das despesas ajuda no acompanhamento financeiro e na elaboração de relatórios. Dessa forma, é recomendado classificar os gastos mais comuns do negócio, como, por exemplo: hospedagem, transporte, alimentação, passagens aéreas, seguros, dentre outros.
4. Faça auditoria das despesas
Esse é um ponto estratégico para empresas que desejam manter um alto desempenho corporativo. A auditoria de gastos tem o objetivo de verificar se as despesas estão dentro das políticas da organização. Por meio dessa prática, os gestores conseguem avaliar se existe alguma falha no processo e, se necessário, adotar medidas para corrigir.
5. Conte com a tecnologia da Portão 3
Para que a gestão dos gastos da sua empresa seja realmente eficaz e segura, você precisa contar com um cartão corporativo completo e relevante no mercado. A Portão 3 oferece a opção de múltiplos cartões de crédito para múltiplos usuários e ainda benefícios exclusivos para executivos.
Agora que você já sabe onde encontrar o cartão corporativo que sua empresa precisa, que tal conversar com um dos nossos especialistas?
30 de mar. de 2023