Despesas

Saiba como organizar despesas com cartões corporativos utilizando centro de custo

Saiba como organizar despesas com cartões corporativos utilizando centro de custo

Saiba como organizar despesas com cartões corporativos utilizando centro de custo

Se você e a sua empresa precisam de uma forma eficiente para gerir despesas e receitas, provavelmente um centro de custo pode te ajudar. Afinal, com ele você consegue identificar as informações mais rapidamente e dividir essas informações, de forma que ajude na sua organização. 

Se você quer matar a curiosidade e entender melhor como o centro de custo vai facilitar MUITO a sua vida, leia o texto de hoje. Vamos te dar todos os detalhes para uma tomada de decisão realmente assertiva. 

Mas o que é o centro de custo?

Centro de custo é uma estrutura organizacional utilizada por empresas e organizações para identificar e agrupar os custos relacionados a determinadas áreas, departamentos, projetos ou produtos.

Em outras palavras, um centro de custo é uma unidade de negócio ou operacional que agrupa as despesas da empresa de acordo com sua natureza e finalidade. Essa estrutura permite que as empresas possam controlar melhor seus gastos e identificar onde os recursos estão sendo alocados.

Por exemplo, uma empresa pode criar um centro de custo para o departamento de marketing, onde serão alocados os gastos com publicidade, promoção e pesquisa de mercado. Outro centro pode ser criado para o departamento de vendas, onde serão alocados os gastos com comissões de vendas e outras despesas relacionadas a esse setor.

O objetivo neste caso é fornecer informações precisas sobre os custos envolvidos em cada área da empresa, permitindo que os gestores tomem decisões mais bem informadas sobre investimentos, cortes de despesas, alocação de recursos e outros aspectos financeiros importantes para a empresa.

Só para você ter ideia, segundo pesquisa de 2021 da PwC, apenas 28% das empresas entrevistadas utilizam recursos fortes e digitais para ajudar no crescimento da empresa. E segundo a nossa percepção, o centro não deixa de ser um deles, pois visa facilitar o dia a dia da empresa e dar mais assertividade em sua tomada de decisões. 

E quando o assunto é cartões?

A gente sabe que nem sempre é fácil administrar uma grande gama de informações. Por isso, o primeiro pensamento que vem à mente sobre dar conta de múltiplos cartões corporativos é a dificuldade de gerir isso tudo. 

Mas para a sua provável surpresa, quando a sua empresa conta com um centro de custo, dá para rastrear todas essas informações e ter controle sobre elas. 

E este processo começa na distribuição dos cartões, separando-os por finalidades diferentes, o que já facilita a identificação de custos. 

Outro fator de grande importância se refere à autonomia que o centro oferece. A pessoa que fica responsável por cuidar do cartão corporativo, garante mais liberdade ao realizar compras de acordo com a necessidade no momento. 

E esqueça aquela história de pedir autorização para o time de marketing, time financeiro ou qualquer outro gestor para efetuar as compras. Esse medo ficou para trás. Com o centro de custo, cada cartão corporativo é voltado para uma finalidade específica. Por exemplo, o seu colaborador pode ter um cartão específico apenas para compra de materiais de escritório. 

Quais outras vantagens o centro proporciona?

Depois de falarmos de autonomia, especificidade para cada gasto e facilidade de rastreamento dos gastos, as vantagens não param por aí. 

Também precisamos falar sobre a otimização do tempo e dos gastos. A partir de um relatório detalhado sobre os gastos, é possível tomar decisões mais assertivas sobre cortes ou aumento nos investimentos para cada setor. 

Além disso, a economia de tempo em ter as informações de uso dos cartões corporativos à disposição e em um tempo acessível também ajuda a diminuir os esforços operacionais do seu time. 

Como começar a organizar as despesas dos cartões?

Como falamos ao longo de todo o texto, o que você vai precisar neste momento é ter à sua disposição um centro de custo. E não pense que você precisa montar um do zero dentro da sua empresa. 

Você tem a possibilidade de contratá-lo e começar já a partir desta semana a dar mais autonomia para o seu time gerir as despesas de acordo com cada necessidade. 

Agora, se você precisa dar este passo e sentir confiança de que está tomando a decisão certa, nós da Portão 3 podemos te ajudar

Ao longo dos últimos meses nós criamos uma plataforma automatizada para te ajudar com:

  • Todas as suas despesas corporativas: Nós te ajudamos na leitura de notas fiscais, integração com ferramentas SaaS e de Marketing Digital e conciliação financeira automática.

  • Organização de cartões corporativos: Você vai saber como gerir os múltiplos cartões de crédito para múltiplos usuários, contando com benefícios exclusivos para executivos.

Precisa de mais motivação para fechar com a gente?

Veja o que alguns dos nossos parceiros falam sobre a gente:

A Portão 3 cuida da nossa saúde emocional e financeira:

Aqui na SulAmérica, nossas ações e parcerias são pensadas na Saúde Integral das pessoas, o que inclui, é claro, nossos mais de 4 mil colaboradores(as). Com a Portão 3, [seguiremos] cuidando principalmente da saúde emocional e financeira [além das viagens pessoais e corporativas], integrando, como sempre, as boas práticas de ESG!” 

- Patrícia Coimbra (Vice-Presidente de Capital Humano, Sustentabilidade e Marketing da SulAmérica)

“Indico a Portão 3 para meus amigos empresários

A tecnologia vem para nos auxiliar, então devemos usá-la a nosso favor, como no caso da Portão 3. Também indico a Portão 3 para meus amigos empresários que têm essa mesma necessidade que a minha empresa.”

- Junio Junqueira (Diretor Comercial na Junco)

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17 de mar. de 2023

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