Se você e a sua empresa precisam de uma forma eficiente para gerir despesas e receitas, provavelmente um centro de custo pode te ajudar. Afinal, com ele você consegue identificar as informações mais rapidamente e dividir essas informações, de forma que ajude na sua organização.
Se você quer matar a curiosidade e entender melhor como o centro de custo vai facilitar MUITO a sua vida, leia o texto de hoje. Vamos te dar todos os detalhes para uma tomada de decisão realmente assertiva.
Mas o que é o centro de custo?
Centro de custo é uma estrutura organizacional utilizada por empresas e organizações para identificar e agrupar os custos relacionados a determinadas áreas, departamentos, projetos ou produtos.
Em outras palavras, um centro de custo é uma unidade de negócio ou operacional que agrupa as despesas da empresa de acordo com sua natureza e finalidade. Essa estrutura permite que as empresas possam controlar melhor seus gastos e identificar onde os recursos estão sendo alocados.
Por exemplo, uma empresa pode criar um centro de custo para o departamento de marketing, onde serão alocados os gastos com publicidade, promoção e pesquisa de mercado. Outro centro pode ser criado para o departamento de vendas, onde serão alocados os gastos com comissões de vendas e outras despesas relacionadas a esse setor.
O objetivo neste caso é fornecer informações precisas sobre os custos envolvidos em cada área da empresa, permitindo que os gestores tomem decisões mais bem informadas sobre investimentos, cortes de despesas, alocação de recursos e outros aspectos financeiros importantes para a empresa.
Só para você ter ideia, segundo pesquisa de 2021 da PwC, apenas 28% das empresas entrevistadas utilizam recursos fortes e digitais para ajudar no crescimento da empresa. E segundo a nossa percepção, o centro não deixa de ser um deles, pois visa facilitar o dia a dia da empresa e dar mais assertividade em sua tomada de decisões.
E quando o assunto é cartões?
A gente sabe que nem sempre é fácil administrar uma grande gama de informações. Por isso, o primeiro pensamento que vem à mente sobre dar conta de múltiplos cartões corporativos é a dificuldade de gerir isso tudo.
Mas para a sua provável surpresa, quando a sua empresa conta com um centro de custo, dá para rastrear todas essas informações e ter controle sobre elas.
E este processo começa na distribuição dos cartões, separando-os por finalidades diferentes, o que já facilita a identificação de custos.
Outro fator de grande importância se refere à autonomia que o centro oferece. A pessoa que fica responsável por cuidar do cartão corporativo, garante mais liberdade ao realizar compras de acordo com a necessidade no momento.
E esqueça aquela história de pedir autorização para o time de marketing, time financeiro ou qualquer outro gestor para efetuar as compras. Esse medo ficou para trás. Com o centro de custo, cada cartão corporativo é voltado para uma finalidade específica. Por exemplo, o seu colaborador pode ter um cartão específico apenas para compra de materiais de escritório.
Quais outras vantagens o centro proporciona?
Depois de falarmos de autonomia, especificidade para cada gasto e facilidade de rastreamento dos gastos, as vantagens não param por aí.
Também precisamos falar sobre a otimização do tempo e dos gastos. A partir de um relatório detalhado sobre os gastos, é possível tomar decisões mais assertivas sobre cortes ou aumento nos investimentos para cada setor.
Além disso, a economia de tempo em ter as informações de uso dos cartões corporativos à disposição e em um tempo acessível também ajuda a diminuir os esforços operacionais do seu time.
Como começar a organizar as despesas dos cartões?
Como falamos ao longo de todo o texto, o que você vai precisar neste momento é ter à sua disposição um centro de custo. E não pense que você precisa montar um do zero dentro da sua empresa.
Você tem a possibilidade de contratá-lo e começar já a partir desta semana a dar mais autonomia para o seu time gerir as despesas de acordo com cada necessidade.
Agora, se você precisa dar este passo e sentir confiança de que está tomando a decisão certa, nós da Portão 3 podemos te ajudar.
Ao longo dos últimos meses nós criamos uma plataforma automatizada para te ajudar com:
Todas as suas despesas corporativas: Nós te ajudamos na leitura de notas fiscais, integração com ferramentas SaaS e de Marketing Digital e conciliação financeira automática.
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“A Portão 3 cuida da nossa saúde emocional e financeira:
Aqui na SulAmérica, nossas ações e parcerias são pensadas na Saúde Integral das pessoas, o que inclui, é claro, nossos mais de 4 mil colaboradores(as). Com a Portão 3, [seguiremos] cuidando principalmente da saúde emocional e financeira [além das viagens pessoais e corporativas], integrando, como sempre, as boas práticas de ESG!”
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17 de mar. de 2023