Despesas

Quais indicadores analisar no fluxo de caixa?

Leia também: Aprenda a simplificar a gestão de despesas

Para uma gestão financeira eficaz é fundamental que os gastos e as despesas da empresa sejam todos registrados. 

Muitas empresas quebram por falta de um controle financeiro adequado e bem feito. Para fazer uma boa gestão financeira empresarial, é necessário ser capaz de controlar tudo que entra e sai do caixa e quais as justificativas de cada um dos itens. Desde os menores centavos até as maiores dezenas: tudo deve estar contabilizado. Parece difícil, certo? Mas não precisa ser.

Aqui no blog da Portão 3 você encontra um guia que vai te ajudar a implementar o fluxo de caixa na empresa. 

Vantagens do fluxo de caixa

Antes de falar dos principais indicadores, vamos falar um pouco sobre as vantagens do fluxo de caixa para a sua empresa. 

  <p>    src="https://www.youtube.com/embed/JwgTO3eAoNo?si=6LT1V6E4zMMRf6Uw" </p> <p>    frameborder="0" </p> <p>    allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" </p> <p>    allowfullscreen</p> <p>    style="position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%;"</p>  >

Prevenção de gastos desnecessários

Numa gestão financeira eficaz é preciso ter uma visão geral de tudo que entra e sai da empresa. Assim, fica mais fácil identificar recursos usados de maneira errada, ou até, desnecessária. 

Ao tomar conhecimento dos gastos corporativos, você consegue gerir investimentos e cortes. Como gestor, é importante saber de quais setores se pode tirar o dinheiro e em quais setores é necessário aplicar mais. 

Planejamento de ações

Para a realização de algumas ações, é importante que o gestor financeiro saiba de quanto recurso a empresa dispõe. Se for um mês com mais gastos necessários, sem que sobre muito dinheiro para reinvestir, o gestor pode avaliar adiar tal ação. 

Esse tipo de análise pode evitar que o saldo acabe negativo. Saber exatamente onde se pode investir, ajuda no planejamento corporativo. 

Indicativos do fluxo de caixa

A Portão 3 está aqui para facilitar sua gestão financeira, de diversas formas. Gerir com excelência e sem dores de cabeça, é uma de nossas missões. Pensando nisso, trouxemos alguns indicadores de fluxo de caixa que possam ajudar na hora de analisar a saúde financeira da empresa. 

1 - ROI (Retorno sobre Investimento) 

O foco das empresas é, claramente, obter lucros. Para que isso aconteça, o gestor financeiro precisa saber quais ações de investimento têm dado resultado e quais podem ser descartadas. 

Para conseguir atrair clientes é necessário investir em determinados recursos de captação, que muitas vezes dependem de reinvestir o dinheiro ganho. Por isso, o ROI (retorno sobre investimento) é um indicador tão importante. 

É por meio do ROI que se torna possível identificar quais despesas corporativas estão gerando retorno no ganho mensal. Fica mais fácil traçar planejamentos estratégicos que aumentem o rendimento da empresa. 

Pode-se calcular o ROI de um investimento específico ou da empresa em determinado período, como um semestre. A fórmula consiste em: ROI = ((RECEITA – CUSTO) X 100)/CUSTO.

2 - Resultado de lucro líquido

O resultado de lucro líquido é um dos indicadores mais importantes na análise do balanço corporativo. Para realizar essa análise é preciso classificar as despesas corporativas fixas e variáveis. Tira-se salários, contas fixas, impostos, etc. 

Com todas as despesas consideradas, podemos obter os custos e ganhos totais da empresa. O lucro líquido pode ser calculado pela fórmula: Lucro líquido = Receitas Totais – Custos Totais.

3 - Resultado operacional 

O resultado operacional é um termômetro da saúde financeira da empresa. Por meio deste indicador é possível saber se você está tendo lucro ou não. 

Para chegar ao resultado operacional, basta subtrair o valor da receita, as deduções e impostos sobre vendas, os custos variáveis (CPV ou CMV) e as despesas operacionais.

4 - Resultado operacional de caixa 

O resultado operacional de caixa é a contabilização de entradas e saídas da empresa, levando em consideração as movimentações necessárias ao empreendimento. Ele deve ser analisado de tempos em tempos, pois demonstra quanto dinheiro a empresa está conseguindo arrecadar por meio da atividade principal. 

Como realizar esse cálculo? É só definir valor total de recebimentos de clientes, não considerando despesas como pagamento de fornecedores, pagamento a funcionários, recolhimento ao governo, pagamento ao governo e pagamentos a credores diversos.

5 - Controle Orçamentário 

O controle orçamentário é um dos indicadores mais relevantes para a gestão de despesas corporativas. É por meio dele que o gestor financeiro consegue determinar as despesas e receitas de um determinado período do ano. 

Também facilita que o gestor trace metas e estratégias que possam aumentar a lucratividade da empresa. Apesar de ser um dos indicadores mais importantes, não é tão fácil de se obter. 

Para traçar o controle orçamentário é preciso reunir todas as projeções de receitas, projeções de custos fixos e variáveis, despesas anuais e os históricos de transações, para se obter uma visão completa da situação financeira da empresa.

Calma! Estamos aqui para ajudar! 

Nosso objetivo é otimizar os processos de controle financeiro da sua empresa por meio de uma plataforma para gestão de despesas. Com o auxílio da Portão 3 você controla todas as despesas da sua empresa com uma solução capaz de gerar relatórios instantâneos, ler notas fiscais, prestar contas e muito mais. 

Com a ajuda da plataforma de contas a pagar, você pode controlar o que acontece na sua empresa de maneira fácil e eficaz. Integração com ferramentas SaaS e ERPs, além de contar com conciliação financeira automática. 

O nosso módulo de contas a pagar guarda as notas fiscais de maneira digital, fazendo leitura automática de cada nota e voucher recebido. É possível configurar as regras de aprovação das suas despesas corporativas, que podem ser facilmente estabelecidas com a ajuda de um fluxo de caixa. 

Além do controle, a Portão 3 também oferece cartões integrados que facilitam pagamentos e dão autonomia ao colaborador, que não precisa ficar aguardando aprovações de custos. Todas essas vantagens são ainda maiores com um aplicativo mobile, que facilita o controle para sua empresa e para todos os colaboradores.

A Portão 3 também oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Portão 3 pode ser o primeiro passo para o sucesso da sua gestão financeira corporativa. Vem conhecer a gente!

5 de jan. de 2023