Como a sua empresa tem mantido o fluxo de caixa quando o assunto é contas a pagar e receber? Se lidar com isso ainda tem sido um desafio ou você sequer sabe por onde começar, no texto de hoje a nossa missão é te ajudar.
Afinal, não é nada bom lidar com a falta de recursos, pagamentos não recebidos ou obrigações não cumpridas. Para evitar que isso e outros erros aconteçam, separe apenas 3 minutinhos para ler este texto.
E se você tiver qualquer dúvida, pode falar com a gente. Então, boa leitura!
A importância de não cometer erros em contas a pagar e receber
Antes de falarmos sobre os erros que você não deve cometer quanto a contas a pagar e receber, precisamos falar da importância deste processo.
A administração de contas a pagar e a receber é um aspecto crítico de qualquer negócio, pois afeta diretamente a saúde financeira da empresa. Cometer erros nesse processo pode levar a uma série de consequências nada boas, como:
Fluxo de caixa insuficiente: se as contas a receber não forem administradas corretamente, isso pode levar a um fluxo de caixa insuficiente, o que pode afetar a capacidade da empresa de pagar suas contas em dia.
Atrasos no pagamento: se as contas a pagar não forem gerenciadas adequadamente, pode haver atrasos no pagamento de fornecedores e outros credores, o que pode levar a penalidades, juros e até mesmo ao cancelamento de contratos.
Perda de reputação: se a empresa não cumprir seus compromissos de pagamento, isso pode prejudicar sua reputação no mercado e afetar sua capacidade de atrair clientes e parceiros comerciais.
Problemas legais: se a empresa não cumprir suas obrigações legais de pagamento, isso pode levar a ações legais por parte dos credores, o que pode resultar em multas, juros e até mesmo processos judiciais.
Falência: se a empresa não conseguir administrar adequadamente suas contas a pagar e a receber, pode acabar ficando insolvente e eventualmente falir.
Portanto, é de extrema importância evitar erros na administração de contas a pagar e a receber para garantir a estabilidade financeira da empresa e sua continuidade no mercado.
Isso pode ser alcançado por meio de uma boa gestão financeira, o uso de sistemas automatizados de gerenciamento de contas e a contratação de profissionais especializados em finanças.
Quais os erros não se pode cometer?
Entenda agora o que você precisa evitar na hora de realizar o controle de contas a pagar e receber.
Não saber ou entender sobre os vencimentos
Com o desconhecimento do vencimento das contas da sua empresa, uma série de consequências podem acontecer. Entre elas, multas, juros e gastos que podem afetar diretamente o fluxo de caixa da sua empresa.
Só para você ter ideia, segundo pesquisa da Serasa Experian de setembro de 2022, mais de 6 milhões de empresas apresentaram até o momento contas em atraso. Então, nós temos certeza que você não quer fazer parte deste grupo, certo? Por isso, tenha sempre um planejamento à vista para te colocar por dentro dos seus vencimentos a tempo de pagá-los em dia.
Juntar finanças pessoais e profissionais
Você pode até achar que é besteira, mas fazer a separação das suas finanças pode te ajudar muito a lidar bem com contas a pagar e receber. Quando você não separa bem estes dois setores da sua vida no aspecto financeiro, é muito mais fácil que ocorra o descontrole financeiro.
E sem contar que a partir do momento em que a pessoa física se confunde com a jurídica nos pagamentos, há mais processos para justificar isso de forma legal e aumento da burocracia.
Má precificação de produtos e serviços
Quando se precifica errado, o seu negócio também sofre. Afinal, se você precifica o seu serviço ou produto com um valor menor, não levando em consideração os custos a pagar da sua empresa e a sua margem de lucro, você pode ter um baixo ou insuficiente fluxo de caixa para sustentar a sua empresa.
Pode ser até que você ache difícil fazer essa precificação, mas com apenas uma pesquisa de mercado e organização das contas da sua empresa, você já consegue ter noção do valor que deve aplicar na hora de vender.
Contar com um dinheiro não recebido
Coloque uma coisa na sua cabeça: dinheiro não recebido não é dinheiro em caixa. Contar com o um dinheiro que foi apenas prometido, mas não recebido pode ser um dos maiores erros quando se fala de contas a pagar e receber.
Afinal, se você não receber o dinheiro que espera, pode ter se comprometido a cumprir com obrigações que você não pode arcar sem ele. Portanto, não corra riscos. Conte com o que você tem, mesmo que o dinheiro lhe seja devido.
Falta de comunicação
Se a comunicação entre os departamentos responsáveis pela administração de contas a pagar e receber não for eficiente, é muito provável que a sua empresa também sofra com isso.
Afinal, a má comunicação produz ruídos entre as informações, gerando mal entendidos na hora de lidar com as responsabilidades empresariais. Por isso, também é interessante ter uma forma de registrar as informações e ter processos bem definidos como a comunicação da sua empresa deve ocorrer.
Erros de registro
Erros na inserção de informações nas planilhas ou softwares podem levar a pagamentos incorretos, duplicação de faturas ou perda de dados. Por isso, tenha sempre em mente um bom processo de revisão das informações antes de colocá-los dentro das planilhas.
Se for necessário, separe apenas uma hora do seu dia para esta revisão para se certificar de que está tudo certo.
Precisa de ajuda? Veja como fazer!
Você não precisa fazer carreira solo para conseguir lidar com o controle de contas a pagar e receber. Saiba que há plataformas, como a do Portão 3, que te ajudam em momentos em que a organização deve ser sua principal aliada.
Se você quer conhecer mais da nossa plataforma que já ajudou mais de 600 clientes, clique na imagem abaixo e conheça tudo que podemos te ajudar.
E se você gostou deste texto, não deixe de ler nossa recomendação a seguir:
2 de mar. de 2023