Sustentabilidade

Ferramenta desenvolvida pela Portão 3 permite que clientes neutralizem as emissões de CO2 diretamente na plataforma

Lado a lado com os investimentos diretamente ligados às suas áreas de atuação, as empresas têm focado, cada vez mais, suas estratégias na redução de riscos ao meio ambiente e em diretrizes focadas na responsabilidade social como forma de atuar de acordo com os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), hoje uma exigência de consumidores, parceiros e, especialmente, dos fundos de investimento.

No Brasil, a relação dos ODS com os negócios está presente nas grandes empresas. Segundo levantamento realizado com as companhias que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados. 

Portão 3: solução para gestão de pagamentos e despesas corporativas

Na Portão 3, fintech que atua no segmento de gestão de pagamentos e despesas corporativas, o cuidado com a questão da sustentabilidade e a atenção aos impactos causados ao meio ambiente é uma preocupação desde que a empresa foi fundada, no início de 2020.

A startup oferece uma ferramenta em nuvem cujo objetivo é tornar mais rápido e fácil para as empresas controlar os pagamentos e despesas corporativas  de seus colaboradores (aéreo, hospedagem, alimentação, combustível, mobilidade e entre outros tipos) e, ao mesmo tempo, dar mais autonomia aos funcionários quando estão em atividades externas, como por exemplo: viagens a trabalho, visita a clientes e participações em eventos. 

Paralelo a isso, a Portão 3 promove uma tecnologia que faz a análise, em tempo real, das emissões de gás carbônico da sua carteira de clientes quando realizam viagens corporativas. A startup calcula toda a emissão de gás carbônico gerado, oferecendo uma análise completa e trazendo visibilidade para as empresas que queiram entender os números de emissão - seja por centro de custo, por viajante, data e outros indicadores, de forma totalmente personalizada. Além de ter a visibilidade, as empresas que optarem por negativar a emissão do gás carbônico podem neutralizar os seus impactos ao ambiente diretamente na plataforma da P3 em um simples clique.

A importância da sustentabilidade para a Portão 3

A ideia de oferecer esse recurso sustentável aos usuários é reduzir o impacto das emissões de CO2 no meio ambiente gerado durante esses deslocamentos. Segundo o WWF (World Wide Fund for Nature), um avião, numa única viagem da Europa ao Brasil, libera uma quantidade de carbono na atmosfera que equivale à que um carro, percorrendo 30 km por dia, produziria em mais de dois anos.

“A forma como vivemos e viajamos gera um impacto no meio ambiente, e nossa responsabilidade é garantir que esse impacto seja o menor possível. Viagens, principalmente aéreas, lançam grandes quantidades de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, o que contribui para o aquecimento global. Acredito que a nossa ferramenta pode apoiar as grandes empresas a tratar a mudança climática não só como uma questão de responsabilidade social corporativa, mas também como um problema de negócios que pode gerar maiores consequências para o mundo'”, diz Fernando Nery, cofundador da fintech.

Para auxiliar nessa tarefa, a Portão 3 mantém uma parceria com a Cloverly, primeira interface digital do mundo voltada para a compensação de créditos de carbono. A solução seleciona projetos com o mais alto padrão e parcerias globais, auxiliando empresas a se tornarem neutras em CO2 por meio do acesso contínuo a créditos de carbono de alta qualidade e oferecendo transparência integrada, facilidade de compra e relatórios para progredir nas metas de sustentabilidade com confiança.

Portão 3

É uma fintech que une gestão de pagamentos para grandes empresas e indústria e promove através da tecnologia liberdade para o colaborador que faz atividades externas, sejam elas visitas a clientes, deslocamento entre filiais, franquias e escritórios ou qualquer outro tipo de logística. Com foco em pagamentos, oferecem a gestão de todas as viagens corporativas e também a gestão de despesas como alimentação, combustível, pedágio e muito mais. A missão da Portão é que as empresas e suas áreas financeiras possam ter mais controle financeiro e funcionários mais felizes e engajados. Nos últimos dois anos, a Portão 3 alcançou mais de 300 milhões em volume transacional, impactou mais de 600 empresas em toda a América Latina (entre elas SulAmérica, Bitso, 123 milhas, CredPago, entre outros), se tornou uma empresa acelerada pela Y Combinator em 2021 e Endeavor Scale Up em 2022.

28 de fev. de 2023