Rafaela Santos, 35, acorda todos os dias às 5h30 da manhã. Das segundas-feiras até os sábados, o café é sempre sucedido pela primeira aula do dia. Rafa, como gosta de ser chamada, é professora de pilates e proprietária de uma academia há 5 anos. Com uma turma de mais de 200 alunos, ela se organiza para dar, em média, três aulas por dia.
Rafa entrou para o time de clientes P3 recentemente, depois que ouviu falar de uma funcionalidade disponível na plataforma da empresa, chamada Pix Recorrente. A rotina corrida de preparar materiais para as aulas, organizar a academia, personalizar as aulas para cada aluno ficou mais prática depois que ela parou de se preocupar em checar todos os dias se estava recebendo o pagamento dos alunos: “Antes, eu misturava as contas pessoais com os recebimentos da academia. Ficava tudo misturado e eu me organizava por uma planilha no Excel. Um amigo me contou sobre a P3, e soube que existia essa funcionalidade do Pix Recorrente. Além de não deixar nenhuma cobrança para trás, meus alunos também conseguiram se organizar melhor para pagarem a academia em dia”, conta a proprietária.
O que é o Pix Recorrente?
Desde seu lançamento, o Pix passou por uma rápida evolução. Em 2023, dados mostraram que milhões de brasileiros adotaram a forma de pagamento, tornando-se uma parte indispensável da vida financeira do país. Em uma pesquisa do Banco Central com 1.500 pessoas e 60 estabelecimentos comerciais, quando questionadas sobre os meios de pagamento preferidos, 64,9% das pessoas citaram o Pix. Em relação aos estabelecimentos comerciais, o Pix também foi a forma de pagamento mais mencionada, com 69,5% de citações (https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/20435/nota).
Os avanços tecnológicos e o crescente uso de carteiras digitais seguiram impulsionando a popularidade dessa modalidade de pagamento. A facilidade de uso e a acessibilidade configuraram o Pix como um marco na inclusão financeira no Brasil.
Nessa evolução dos modelos de pagamento, o Pix Recorrente surgiu como uma funcionalidade que permite a realização de pagamentos automáticos e programados, substituindo boletos, débitos automáticos e outras formas tradicionais de cobrança. Com ele, é possível configurar pagamentos periódicos, como escolas particulares, alugueis, planos de academia, clubes por assinatura ou serviços de streaming.
Essa solução passou a ser oferecida pelas instituições financeiras de forma obrigatória a partir de outubro de 2024. É importante ressaltar que há uma diferença entre Pix Automático e Pix Recorrente, também chamado de Pix Automático Recorrente. No primeiro, quem fornece as instruções de pagamento é sempre o usuário recebedor, que, obrigatoriamente, é uma pessoa jurídica, mediante autorização prévia do usuário pagador. Já no Pix Recorrente, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo próprio usuário pagador, que poderá ter como destinatário pessoa física ou pessoa jurídica.
Por que adotar o Pix Recorrente?
Além da praticidade, o Pix Recorrente é uma solução mais econômica e ágil. Diferentemente de métodos tradicionais como boletos bancários ou cartões de crédito, ele não está sujeito a taxas elevadas ou prazos longos para liquidação. O dinheiro é transferido instantaneamente, melhorando o fluxo de caixa de negócios e permitindo que eles tenham maior previsibilidade financeira.
O Pix Recorrente representa um avanço na digitalização e modernização das transações financeiras no Brasil. Ele se alinha às demandas de um público cada vez mais conectado, que busca soluções rápidas e práticas no dia a dia. “Consegui encontrar uma plataforma em que eu organizasse os pagamentos da academia do jeito que acho melhor. Com o Pix Recorrente, tive mais controle com os pagamentos. Meus alunos mesmo já comentaram que se sentem mais organizadas quando deixam os pagamentos mensais da academia já agendados”, enfatiza Rafa.
Se você quer fazer parte do mesmo grupo que a Rafa, acesse a nossa página sobre Pix Recorrente, https://www.portao3.com.br/pix-recorrente, e saiba como facilitar a vida financeira do seu negócio.
31 de jan. de 2025