Por mais experiência que se tenha sobre o segmento de construção civil, é importante ter recursos auxiliares para conseguir planejar obras e reformas (como uma plataforma para gestão financeira, por exemplo).
Dessa forma, além de otimizar tempo e orçamento para contribuir com a empresa, é possível entregar projetos de qualidade para os clientes.
Entenda melhor o assunto!
Como otimizar o planejamento de obras e reformas?
Considerando todo o avanço tecnológico disponível atualmente, é interessante implementar processos que podem facilitar tarefas importantes para empresas de construção civil, aproveitando a chance de aumentar a agilidade e qualidade dos resultados finais.
Mas por que isso seria necessário? Qualquer atraso no canteiro de obras deve implicar em custos extras para a empresa responsável pelo projeto! Além disso, toda construção ou reforma mexe diretamente com as expectativas do cliente. Cumprir prazos sem extrapolar gastos é essencial.
Continue acompanhando para descobrir as melhores alternativas para otimizar tempo e orçamento quando for construir.
Aposte na construção modular
Todo projeto de construção civil tem relação com a logística de trabalho, afinal, é isso que define prazos e orçamento total.
Sendo assim, quando quiser otimizar tempo e orçamento, é possível contar com a construção modular, a qual permite que o canteiro de obras fique mais organizado e seguro.
A construção modular consiste em usar produtos pré-fabricados ou pré-montados em fábrica. Na obra, serão apenas concluídos.
O diferencial dessa alternativa é diminuir os requisitos de manuseio e armazenamento. Por sua vez, isso significa que será possível usar menos espaço de armazenamento e, consequentemente, correndo menos riscos de danificação dos materiais.
Vale mencionar que a construção modular é também a forma ideal para conciliar estratégias de redução dos custos com mão de obra, prazos de entrega mais curtos e melhor preparação para cumpri-los.
Por fim, a construção modular ainda garante maior resiliência a longo prazo, uma vez que se houver alguma área danificada, poderá ser removida, substituída e até reciclada com facilidade.
Felizmente existem muitas opções personalizáveis que atendem uma estética única.
Faça o que for necessário para evitar ruídos de comunicação
Em uma construção, é preciso manter uma equipe envolvendo arquitetos, consultores especializados, empreiteiros, engenheiros, gerentes de instalações e proprietários de maneira integrada.
Pensando nisso, é preciso pensar em alternativas para evitar ruídos de comunicação ao longo do projeto, já que costumam ser um dos principais problemas nocivos à produtividade neste setor da construção civil.
Trata-se de algo fundamental para o sucesso do projeto e também para conseguir otimizar o tempo e orçamento na construção. O ideal é que os envolvidos em cada disciplina do projeto consigam ter acesso a uma visão completa ao mesmo tempo.
O que é mais importante para garantir o trabalho integrado é usar ferramentas que coloquem todos na mesma página antes desde o início da construção até a fase final do processo
Esse princípio também abre margem para garantir um ambiente seguro e mais produtivo para os trabalhadores, de forma que todos tenham condições de trabalhar no mesmo ritmo de forma ágil e mais econômica.
Então, como garantir que o compartilhamento de informações entre todos os colaboradores de obra seja eficiente, rápido e eficaz? Leia até o final para descobrir!
Escolha sempre materiais de fácil limpeza
A escolha de materiais de construção de fácil instalação é algo determinante para o sucesso de qualquer obra, no entanto, o fator limpeza não pode ser esquecido.
O que queremos dizer é que os materiais resistentes à sujeira e ao acúmulo de partículas representam uma questão prioritária - especialmente após tudo que vivemos nos últimos anos em decorrência da transmissão do Covid-19. Cuidados com a higiene tornaram-se ainda mais essenciais.
Considerando que canteiros de obras costumam ser lugares naturalmente sujos e empoeirados, é indispensável tomar todas as providências necessárias para melhorar isso de forma positiva para todos.
Sendo assim, evite usar materiais com superfícies porosas ou difíceis de lavar, porque precisam de manutenções mais complicadas e custosas - estofados, tapetes e madeiras não tratadas são materiais que se enquadram nesta categoria.
Se optar por usar produtos químicos agressivos durante os processos de limpeza, também há um grande risco maior para a saúde dos ocupantes do local. Portanto, o melhor é optar por materiais de construção de fácil manutenção se quiser garantir um ambiente mais saudável e economizar nas despesas para limpar o local.
Utilize uma plataforma para gestão financeira
Sabemos que a construção civil é um setor em constante movimento! Em razão disso, as empresas do meio precisam se esforçar para estar à frente da concorrência.
Isso quer dizer que além de se manter atualizado sobre as melhores práticas do mercado, é preciso entregar uma experiência incrível e única para os seus clientes.
Nesse caso, otimizar o tempo e orçamento das suas construções são prioridades!
A solução ideal para conseguir definir orçamentos e prazos estrategicamente com base em dados, é utilizando uma plataforma para gestão financeira, como a da Portão 3. Veja abaixo algumas funcionalidades desta solução:
Centralização de despesas em um único canal;
Tecnologia OCR para leituras de notas e cupons fiscais de materiais;
Automatização de pagamentos com ferramentas que a empresa já utiliza (como Saas e ERPs);
Planejamento de viagens corporativas para visitação de terrenos ou para acompanhar obras;
Relatórios instantâneos;
Cartão corporativo (virtual e/ou físico);
Aprovação e controle de fluxo financeiro em tempo real;
E muito mais, como uma gama de hotéis no interior!
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10 de out. de 2022